Connect with us



Destaques

Região Sul pode ter neve nesta semana

Publicado

em

Safismi

Nesta quarta-feira (19), o tempo continua chuvoso no Estado por causa da circulação dos ventos e do consequente transporte de um ar mais instável, com umidade e calor, desde o norte do país até o Paraná.

Mas, na quinta-feira (20), um ar mais frio e seco começa a avançar sobre o sul do país. No Paraná, ainda ocorre uma presença de umidade na atmosfera e com mais nuvens na região. Ainda são previstas chuvas.

Embora uma frente fria desloque seu eixo mais instável para o interior do oceano, o sistema ainda favorece nas condições de instabilidade na região do Estado. As temperaturas ficam mais baixas ao longo do dia no Estado e à noite começa o ingresso de ar frio.

O Clima Tempo também anunciou o avanço de uma massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul no final dessa semana. A expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020. Além do Brasil, essa intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.

De acordo com o Clima Tempo, todo ano ocorre ao menos um onda de frio intenso na América do Sul, mas esta massa polar será especialmente forte e abrangente para agosto. O frio será extremo nos estados da região sul ao longo desta semana. Mas, entre quinta-feira (20) e domingo (23), esfria muito na maioria das áreas do sudeste e do centro-oeste, além do sul/sudoeste da região norte.

Devem ocorrer temperaturas abaixo de 0°C nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como parque nacional do Itatiaia.

Na passagem desta intensa e grande onda de frio são esperados fenômenos como neve e outras precipitações de inverno e também geada.

A presença deste ar ar muito gelado e de muita umidade em parte dos estados da região sul entre quinta-feira (2) e a madrugada do sábado (22) poderá causar queda de neve e de outras precipitações de inverno, como chuva congelada.

Fonte: Portal Paiquêre | Foto: Pixabay

Uniguaçu