Connect with us



Agricultura

Proagro: entenda como funciona esse programa e as mudanças que preocupam os produtores

Publicado

em

Safismi

Se você é produtor rural, certamente já tem uma ideia do que seja o Proagro.

No entanto, as mudanças no Proagro, programa do governo federal que garante o pagamento dos empréstimos de custeio agrícola em caso de perdas de safras causadas por adversidades climáticas ou pragas; devem impactar negativamente produtores rurais, em especial, aos de menor porte.

Para falar sobre esse tema importante para o agronegócio, recebemos no Programa São Miguem em Destaque no quadro “CRESOL Conexão e o Agro em Foco”, Anderson Jacob – Gerente da Unidade de São Miguel do Iguaçu e Guilherme Buchelt – Gerente Agro da instituição.

Com as novas regras segundo Guilherme, uma das alterações mais importantes é, justamente, a redução do limite de enquadramento para cobertura pelo Proagro, que era de R$ 335 mil e passa a ser R$ 270 mil por ano agrícola.

Outra preocupação para o setor é a diminuição das indenizações nas novas normas anunciadas, onde o valor indenizado pelo Proagro foi reduzido baseando-se nos períodos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Assim, quem plantar dentro da janela do zoneamento, será avaliado com risco de 20% e receberá 100% de indenização em caso de perda. Já para quem fizer o plantio fora da janela terá um risco 30% ou 40%, dependendo do atraso, e poderá receber apenas 75% ou 50% de indenização em caso de perda.

Acompanhe a entrevista:

Fonte: Rádio Jornal | Assessoria Cresol

Uniguaçu