Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – BENEFÍCIOS E FUNÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL

Publicado

em

Safismi

A fim de promover maior autonomia no cotidiano dos pacientes, e auxiliar na recuperação de habilidades perdidas ou ainda não desenvolvidas, a terapia ocupacional é indicada pra diferentes fases e necessidades da vida. Podendo, inclusive, trazer benefícios aos bebês, até pessoas que estão na melhor idade.

Agindo de forma multidisciplinar, a terapia ocupacional carrega fundamentos de muitas áreas: incluindo a área da saúde, da educação e da esfera social. Assim, durante todo o processo de terapia, o paciente se beneficia integralmente de todos esses conhecimentos.

O terapeuta ocupacional tem como função mediar a evolução de cada pessoa, ajudando, principalmente:

Na reorganização da vida do indivíduo, tornando-o capaz de realizar atividades rotineiras como se alimentar, escovar os dentes e se vestir de forma independente;
Na retomada das funções que necessitam de adaptações;
No desenvolvimento de novas habilidades;
Na redefinição de ações e sentimentos por meio de diversos tipos de atividades;
Na descoberta, junto ao paciente, de novas formas de viver com bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, a terapia ocupacional é especial porque se adapta às vivências de cada paciente. Afinal, as atividades terapêuticas são escolhidas de acordo com o histórico da pessoa, com as necessidades individuais e, claro, com as prioridades de vida. Tudo isso é definido a partir de uma escuta ativa, além de observações das atividades práticas e da utilização de ferramentas científicas pra avaliar cada paciente.

A terapia ocupacional é um tratamento indicado pra diversas situações, dificuldades e necessidades, e também pra diferentes fases da vida. De modo geral, esse tipo de terapia é indicado pra:

Bebês e crianças que apresentam algum tipo de atraso no crescimento e desenvolvimento de habilidades, ou dificuldades nas atividades escolares;
Pessoas que sofreram danos cerebrais ou físicos e precisam aprender ou reaprender a realizar as atividades cotidianas e/ou profissionais de forma independente;
Adultos que pretendem reorganizar a vida a partir da prática de ações que promovam seu bem-estar físico, emocional e social;
Idosos que necessitam de atividades constantes pra uma melhor qualidade de vida e saúde física, psíquica e social;
Grupos em riscos de exclusão social por diversos fatores, incluindo condições socioeconômicas, desestruturação do núcleo familiar, dependência química, alterações psíquicas, intelectuais e/ou sensório-motoras.

Além dos próprios indivíduos, a terapia ocupacional também é indicada pra familiares, amigos, cuidadores e redes de apoio que precisam de orientações pra compreender e lidar com a pessoa que apresenta alguma dificuldade cognitiva, emocional ou física.

São muitos os benefícios percebidos através da terapia ocupacional. No entanto, um dos pilares mais fortes desse tratamento é a busca pela autonomia dos indivíduos em seu dia a dia.

A terapia ocupacional para os bebês pode ser essencial pra diminuir e/ou barrar o atraso no crescimento e desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas.
Um pouco maiores, mas ainda na primeira infância, essa terapia pode auxiliar o desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que possuem limitações cognitivas e psicomotoras. No tratamento, é possível trabalhar as atividades de autonomia (como comer, hábitos de higiene e de autocuidado), mas também ações que estimulem o desenvolvimento social da criança.

Durante a puberdade, a terapia ocupacional tem um objetivo bastante específico e importante: ajudar os jovens a compreenderem e a lidarem com todas as mudanças que aparecem durante essa fase. Modificações no corpo, na voz e questões emocionais, como irritabilidade e timidez, são algumas delas.
Pra pessoas que estão vivendo a terceira idade, a terapia ocupacional é uma importante ferramenta pra recuperação de perdas cognitivas, físicas e sociais, muito comuns durante o processo de envelhecimento.

Fonte: Cuidados Mil | Imagem: RECON

Uniguaçu