Connect with us



Notícias

Maternidade Municipal de São Miguel do Iguaçu é reaberta

Publicado

em

Safismi

Com atividades suspensas desde o ano passado, a Maternidade do Complexo Hospitalar Municipal de São Miguel do Iguaçu voltou a funcionar. A informação foi anunciada na manhã desta terça-feira (11/05) pela Secretária de Saúde Carline Slovinski Acordi Garcia em entrevista à Rádio Jornal São Miguel.

“A maternidade fechou no final do ano passado para instalação do setor Covid. Quando assumimos tivemos que nos organizar para voltar a funcionar e colocamos no prédio do Pronto Atendimento”

O primeiro parto desta retomada ocorreu no final da noite desta segunda-feira (10). A maternidade conta com profissionais de obstetrícia, pediatras e anestesistas.

VACINAÇÃO

Acompanhado da Secretária de Saúde Carline Slovinski Acordi Garcia, o Diretor da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, Volnei Augusto Schoninger, tirou as dúvidas sobre a nova etapa de imunização.

Na Fase I desta etapa serão imunizadas pessoas com Síndrome de Down, Doença Renal Crônica em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com comorbidades entre 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente, conforme agendamento e disponibilidade de doses.

Para receber a vacina, as pessoas que se enquadram nos grupo prioritários devem realizar o levantamento de todos os documentos exigidos e respeitar as seguintes definições:

Síndrome de Down: Pessoas com idade acima de 18 anos.

Documentos: Declaração médica de Trissomia do cromossomo 21 (anexo II) ou lista enviada pela Pestalozzi, CPF, RG e comprovante de residência;

Doença Renal Crônica em Diálise: Pessoas com idade acima de 18 anos.

Documentos: Cadastrado e em tratamento (hemodiálise; diálise peritoneal), CPF, RG e comprovante de residência;

Gestante e Puérpera (até 45 dias) com comorbidade: Pessoas com idade acima de 18 anos.

Documentos: Declaração médica, CPF, RG e comprovante de residência, declaração de comorbidade;

Pessoa com Comorbidade: Pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

Documentos: Declaração médica, CPF, RG e comprovante de residência, declaração de comorbidade;

Deficiência Permanente: Pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

Documentos: Cadastro no BPC – Benefício de Prestação Continuada (pago a pessoa com deficiência economicamente vulnerável) e constante na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social, CPF, RG e comprovante de residência.

É de suma importância observar a descrição contida para cada comorbidade, no quadro que pode se acessado CLICANDO AQUI, tendo em vista que só os casos mais agudos das doenças serão imunizados neste primeiro momento.

Pacientes com comorbidades que fazem parte do grupo prioritário e são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os acompanhados pela rede privada de saúde precisarão apresentar um formulário disponível no site da Prefeitura, devidamente preenchida pelo médico que o acompanha.

O formulário (‘Declaração de Comorbidade’, que pode ser acessado CLICANDO AQUI) será preenchido, assinado e carimbado pelo médico, contendo o nome completo e CRM de forma legível, com a indicação da comorbidade que elege o paciente apto para a vacinação contra a covid-19, conforme comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde.

Após levantar todos os documentos exigidos, poderá ser realizado o agendamento da vacinação pelos telefones: 3565-2537 e 3565-7404, ou na Clínica de Especialidades, localizada na Rua Euclides da Cunha, 1345.

Redação RJ com Assessoria

 

Uniguaçu