Connect with us



Agricultura

Grandes questões do agro em pauta no programa São Miguel em Destaque

Publicado

em

Safismi

As principais questões relacionadas a agricultura estiveram em pauta no Programa São Miguel em Destaque, sob o ponto de vista e a experiência do também agricultor e sindicalista José Carlos Colombari.

Em sua explanação inicial, Colombari compartilhou com os associados e ouvintes, dados referentes a colheita do milho, encerrada na região com médias surpreendentes e alta produtividade, porém com preços praticados que afetam diretamente o produtor, cobrindo praticamente apenas os custos da produção.

O sindicalista destacou também o término do Vazio Sanitário, que oficialmente se encerra na próxima semana, em 10 de setembro. Um período contínuo, de no mínimo 90 dias, que iniciou em 10 de junho e vai até 10 de setembro, onde é proibido plantar ou manter viva uma planta da soja. A Adapar é o órgão responsável pela fiscalização e tem o poder de responsabilizar e aplicar as penalidades previstas em legislação para os produtores que não fizerem a erradicação das plantas vivas, nesse período.

Passado o Vazio Sanitário, os agricultores iniciam o plantio de uma nova safra de soja 2022/2023. Mesmo sob o efeito do fenômeno El Niño, há uma previsão de um aumento significativo na produção e comercialização da oleaginosa para este novo ciclo. José Carlos Colombari aproveitou para reforçar a importância de o agricultor assegurar suas lavouras, através da contratação de um seguro rural, visto que, sob esse fenômeno climático, existe possibilidade de granizo e chuvas acima da média.

A respeito das pautas que, segundo o presidente do Sindicato Patronal Rural, têm demandado um debate mais extenso, ele cita a declaração do ITR que passou por mudanças, cujo prazo encerra em 29 de setembro e mencionou o Marco Temporal que tem gerado muitos questionamentos e preocupação no âmbito agrícola.

Acompanhe a entrevista:

Uniguaçu