Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal inicia o projeto do Hiperdia para atender os usuários da ESF da Gaúcha

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o programa Hiperdia para atender os usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) Gaúcha. O 1º encontro aconteceu na terça-feira, 15, no CTGzinho do Parque de Exposições Benvenuto Verona.

O Hiperdia oferece ações de controle das doenças e prevenção de suas complicações, permitindo fornecer medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes, além de gerar informações relevantes para a aquisição, dispensação e distribuição dos remédios.

Uma equipe formada por médico, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnico em enfermagem, dentista e nutricionista auferiram a pressão, peso, altura, teste glicêmico, renovação de receitas, além de solicitação de exames aos participantes.

Estão cadastrados na ESF da Gaúcha cerca de 4.500 usuários. Destes 930 são hipertensos e 428 diabéticos, a maioria pessoas acima de 40 anos.

A enfermeira Thaís Luana Albônico de Souza demonstra preocupação com esses números, que são considerados altos. “Esses números vêm aumentando e se faz necessário cada vez mais acompanhá-los de perto”, explicou.

As causas da alta desses números são diversas. “Envelhecimento da população, ingestão elevada de sal, o excesso de peso ou a obesidade, o consumo de álcool, o sedentarismo e o tabagismo são algumas causas”, disse a médica Sabrina Bez Batti.

A Agente Comunitária de Saúde, Suzana Borges Farias, contou que o contato direito com o paciente nesses encontros de hiperdia é importante porque produz resultados. “Os usuários ouvem orientações, palestras que são fundamentais para controlar essas doenças”, destacou.

A usuária Maria de Fátima Oliveira dos Santos é hipertensa há 14 anos, toma medicamentos e ainda tem outros cuidados com sua saúde. “Evito gorduras, frituras, não fumo, não bebo, no entanto, preciso ajustar uma atividade física”, revela Maria.

Os próximos encontros do grupo de Hiperdia da ESF do Gaúcha serão realizados nos dias 19 de setembro, 17 de outubro, 21 de novembro e 12 de dezembro, sempre no CTGzinho, com início as 13h30.

Fonte: assessoria

Uniguaçu