Connect with us



Destaques

Faculdade UNIGUAÇU alerta tutores com espécies de plantas que são tóxicas para os animais

Publicado

em

Safismi

Você sabia que plantas podem ser tóxicas para os animais de estimação?

Atire a primeira pedra quem não tem uma plantinha em casa, famosas por decorarem os lares e dar mais vida para o ambiente, as plantas estão entre as principais causas de intoxicação de animais.

Para saber mais sobre o assunto, convidamos a médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNIGUAÇU, que é especialista em patologia clínica e mestre em zoologia, Bruna T. Vieira.

Quais são as principais plantas que podem intoxicar os pets?

As mais comuns, e facilmente encontradas: Azaléia, Jibóia, Caládio, Orelha de elefante, a flor de natal ou bico de papagaio, a dedaleira o bem conhecido comigo-ninguém-pode, o manacá-de-cheiro, a costela de adão e o lindo Lírio. Existem algumas outras ainda, porém não são tão comuns.

Quais cuidados devemos ter com os pets em relação às plantas?

A informação sempre é primordial. Se for possível, antes de adquirir a planta, pesquisar se é tóxica ou não, e evitar o contato do seu pet com essas plantas.

Os filhotes, por serem mais curiosos, acabam sendo as principais vítimas por intoxicação?

Com certeza! Os pequenos brincalhões não são tão seletivos, alguns comem tudo o que vê pela frente ou às vezes só querem brincar, nessas brincadeiras podem destruir jardins, cavar buracos e acabar entrando em contato com as plantas que são tóxicas.

Como evitar que o pet seja intoxicado?

A única forma de evitar a intoxicação é evitar o contato. Deixar as plantas fora do alcance, isolar floreiras para os pets não acessarem, são atitudes que podem ajudar!

Como saber se meu pet foi intoxicado e o que fazer?

Devemos estar atentos a mudanças de comportamentos dos nossos animais, isso nos ajuda muito a saber quando há algo de errado. A maioria das plantas que são tóxicas iniciam com sinais no sistema gastrointestinal, ou seja, o animal pode apresentar vômitos, intensa salivação, alguns podem apresentar tremores, incoordenação motora e depressão.

Assim que perceber alguma alteração, o pet deve ser encaminhado imediatamente para atendimento veterinário. A informação de qual é a planta ou levar uma foto, por exemplo, ajudará o veterinário a definir o tratamento ideal, visto que elas possuem formas diferentes de levar ao quadro de intoxicação.

Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola

Caso seu animal tenha algum sinal diferente ou mude de comportamento, traga ele para o HVU – Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola. Contamos com profissionais altamente capacitados para atendimento de animais de companhia, de porte grande e silvestres. O Hospital fica no Campus da Faculdade UNIGUAÇU na cidade de São Miguel do Iguaçu na

Rua Valentim Celeste Palavro, N° 985. Para mais informações entre em contato: (45) 3565-3037.

 

Texto e Fotos: Assessoria

Uniguaçu