Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Vigilância em Saúde captura 233 escorpiões amarelos em buscas ativas noturnas

Publicado

em

Safismi

A equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, vinculada à Secretaria de Saúde, está realizando buscas ativas noturnas aos escorpiões amarelos e, somente no mês de novembro, foram capturados 233 animais.

As buscas foram concentradas no centro e em dois quarteirões na região da Delegacia da Polícia Civil. Durante o mês de dezembro as buscas seguem sendo realizadas duas vezes por semana.

Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos, além de acúmulo de entulhos, principalmente madeiras e galhos.

O grande número de exemplares encontrado reforça a necessidade de medidas de prevenção da comunidade para evitar acidentes com o animal. ‘Dentre as ações preventivas estão fechar ralos de pias, banheiros e demais localidades da residência. Também vedar soleiras de portas e frestas, realizar dedetização na residência, limpeza e vedação das caixas de gordura, no pátio cuidados para não ocorrer acúmulo de folhas e matérias orgânicas e entulhos, vedar rachaduras e buracos em muros são ações eficazes’, explicou coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola.

Outra medida crucial é comunicar os estabelecimentos de Vigilância e Atenção Básica em Saúde assim que esses animais forem encontrados nas residências, para que seja realizada a coleta de dados e busca ativa. Em São Miguel do Iguaçu o contato é: (45) 3565-8146.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu