Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal institui o programa ‘Auxílio Gás’ e inicia entrega de vouchers nesta sexta (15)

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, instituiu o Programa Municipal ‘Auxílio Gás’, visando o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social residentes no município. Inclusive, a primeira entrega de vouchers, que vai beneficiar 1.681 famílias, terá início nesta sexta-feira, 15 de dezembro.

O programa, criado e aprovado pelo Legislativo Municipal através da Lei n° 3.700/2023 e regulamentado pelo decreto n° 609/2023, consiste no fornecimento de 01 (uma) carga de botijão de gás de cozinha de 13 (treze) quilogramas por família beneficiada. Ele tem duração de 12 meses e as entregas do benefício ocorrerão a cada 04 meses, sendo dividido por 03 fases, onde a cada fase serão revistos os beneficiários elegíveis para o programa, aferindo os critérios da Lei Municipal e publicada uma nova lista.

São consideradas famílias em vulnerabilidade social elegíveis ao ‘Auxílio Gás’ as que possuam inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais, em situação de pobreza; Sejam beneficiárias do programa federal de transferência de renda Bolsa Família e que estejam em situação pobreza, admitindo-se as que estão na regra de proteção; e estejam em situação de vulnerabilidade social e acompanhadas pela rede de serviços socioassistenciais do município.

“Consideram-se famílias em situação de pobreza, aquelas cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais)”, informa o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Elan Wesley Pereira Neves.
A lista com as famílias que serão atendidas pelo programa estão disponível no site oficial do município, e pode ser acessada CLICANDO AQUI*, onde está a lista com nome dos beneficiários. Ela também pode ser consultada pelo telefone (45) 3565- 8100, ramal 4265 ou na lista impressa exposta no saguão da prefeitura.

As famílias em situação de pobreza com Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, beneficiárias do programa Bolsa Família e também as que estão na regra de permanecia do programa Bolsa Família, foram selecionadas com base na extração de dados do Cadastro Único para programas Sociais com referência no mês de setembro/2023, que totalizaram 1.525 famílias beneficiarias, as demais 156 famílias selecionadas foram selecionadas pelas unidades socioassistencias CRAS, CREAS, CASA LAR e Associação Pestalozzi.

Inclusive, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará a entrega dos vouchers a partir desta sexta-feira, 15 de dezembro. Para a retirada, deverá ser apresentado o documento CPF, pelo próprio beneficiário ou por terceiros, no saguão da prefeitura, conforme a programação:

Dia 15 de dezembro (sexta-feira):
Nomes com iniciais A-F

Dia 18 de dezembro (segunda-feira):
Nomes com iniciais G-L

Dia 19 de dezembro (terça-feira):
Nomes com iniciais M-R

Dia 20 de dezembro (quarta-feira):
Nomes com iniciais S-Z

O horário da entrega será das 08h00 às 11h00 e à tarde das 13h30 às 16h00.

Em posse do voucher, que terá validade de 30 dias, o beneficiário deverá entrar em contato com a empresa fornecedora pelos telefones (45) 3565-2700 ou (45) 9.9969-4902 e combinar a entrega que será realizada na residência.

A secretária de Assistência Social, Lenir da Silva Motta, disse que é um programa importante tendo em vista que há muitas pessoas que precisam de ajuda. “Vai auxiliar no orçamento das famílias de baixa renda”, exaltou.

A primeira fase do programa vai de dezembro de 2023 a março de 2024.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu