Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Vacina contra Covid-19 agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, informa que o Ministério da Saúde divulgou nova Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para o ano de 2024. Para crianças de 6 meses à 4 anos, 11 meses e 29 dias a vacinação passou a fazer parte do calendário de rotina, sendo preconizada considerando a 1ª dose aos 6 meses, 2ª dose aos 7 meses e 3ª dose após 9 meses.

Recomenda-se a vacinação periódica contra a COVID-19 para os grupos prioritários de maior risco sendo:

-A cada 6 meses para: gestantes e puérperas, pessoas imunocomprometidas (maiores de 5 anos) e idosos (mais de 60 anos).

-Anual para: trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades (maiores de 5 anos), pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (maiores de 12 anos) e pessoas em situação de rua.

As vacinas contra Covid-19 estão disponíveis nas Unidades de Saúde de São Miguel do Iguaçu para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, conforme o cronograma:

• Segundas-feiras – ESF Gaúcha;

• Terças-feiras – Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio;

• Quartas-feiras – Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);

• Quintas-feiras – Central (ESF Central e Paraguaçu);

• Sextas-feiras– ESF São Jorge; ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa) e ESF Aurora.

As unidades de saúde do interior estão realizando a vacinação por meio de agendamento, e a população pertencente ao território da ESF Ipiranga podem se direcionar a ESF Central.

O reforço da vacina contra Covid-19 para os grupos prioritários está disponível em todas as salas de vacinas do município, e seguem o horário de funcionamento das ESF

Ressalta-se que os esquemas primários de vacinação contra a covid-19 não mais serão recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizerem parte do grupo prioritário.

Contudo, se um indivíduo que não tenha sido vacinado anteriormente (nenhuma dose prévia) ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19 optar por se vacinar, poderá iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação. Esse consiste em DUAS DOSES da Vacina COVID-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu