Connect with us



Agricultura

Servidores do ICMBio se unem aos do Ibama e paralisam fiscalizações

Publicado

em

Safismi

Cerca de 600 servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resolveram aderir à paralisação de atividades externas iniciada nesta semana por 1,4 mil colegas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em protesto por melhores condições de trabalho. A categoria cobra reajuste salarial e reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente.

Serão suspensas atividades de campo, como fiscalizações, vistorias e pesquisas. Os servidores vão concentrar esforços em serviços “burocráticos internos”. Funcionários do Ibama e do ICMBio atuam também na detecção, vigilância e prevenção da ocorrência do vírus da gripe aviária em aves silvestres no país, em unidades de conservação e estações ecológicas, por exemplo.

Em reunião na noite dessa quinta-feira (04/01), representantes dos servidores ambientais federais de todo o país decidiram intensificar as ações de mobilização e convocar assembleias em todos os Estados do país, informou em nota a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional).

“É consenso a urgente necessidade de reestruturação e valorização da Carreira de Especialista em Meio Ambiente. Os desafios da atuação dos servidores vêm se tornando cada vez mais complexos e caminham para a centralidade da categoria na preservação da vida e no enfrentamento da crise climática”, diz nota da entidade, divulgada nesta sexta-feira.

Na próxima semana, serão realizadas assembleias nos Estados para decidir, em âmbito local, quais atividades se somarão ao movimento de paralisação dos órgãos do Ibama, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Globo Rural

Uniguaçu