Connect with us



Notícias

Secretaria de Saúde divulga ações para combater mosquito Aedes Aegypti

Publicado

em

Safismi

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu está totalmente empenhada no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Para isso, os Agentes Comunitários de Endemias e Saúde retornaram a fazer expediente normal de oito horas e, os demais setores da Saúde irão retornar a partir de segunda-feira, dia 03.

São Miguel já está em situação de emergência, conforme o do Decreto Municipal nº020/2020, e ontem (29), outro edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, a Portaria Nº032/2020 que dispõe sobre as conduções dos trabalhos da Saúde em relação ao combate à dengue.

Na manhã de ontem (29) todos os agentes tiveram uma pequena reunião em frente ao prédio da Secretaria, antes de os servidores saírem para as ruas. O Secretário da pasta, Luiz Antônio Klajn, repassou os informativos que estão sendo entregues nas residências e quais ações o município está realizando.

Seguindo a portaria, na próxima segunda-feira (03) haverá caminhões passando pelo primeiro bairro, Santa Catarina (Avenida Iguaçu ate a Rua Marechal C. Rondon; Rua Castro Alves ate a Área Verde), recolhendo somente materiais que acumulam água (lixo inservível ). Lembrando que jardinagens e galhos são recolhidos na coleta, mediante cronograma. E entulhos, o gerador deve dar a destinação correta, caso contrário terá que pagar uma guia na Prefeitura para a retirada do lixo.

São Miguel registrou o último LIRAa (levantamento de índice rápida do Aedes aegypti) realizado no mês de janeiro de 2020, o resultado de 13,4%, sendo que 60% das larvas, foram coletadas em depósitos inservíveis (lixo), classificando o Município novamente em alto risco para epidemia da doença.

O Secretário Luiz pede a colaboração da população. “Esse trabalho não se faz sozinho, ou a sociedade se junta, ou o mosquito toma conta da cidade. Não irá adiantar de nada nossa equipe passar de casa em casa avisando a população se o morador não retirar os materiais que acumulam água. A dengue mata, e temos que dar um basta nisso”, enfatiza.

A próxima região que receberá a recolha de lixo inservível será o centro, passando pelas Ruas Castro Alves até a Avenida Willy Barth, Marechal C. Rondon até a Avenida Iguaçu e Caçador, durante os dias 05 e 06 de fevereiro.

O cronograma completo está disponível também no Diário Oficial: https://www.saomiguel.pr.gov.br/acoes-combater-mosquito-aedes-aegypti/

Fonte: Assessoria

Uniguaçu