Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Saúde realiza palestra para o grupo de hiperdia em Santa Rosa do Ocoí

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, reuniu na última sexta-feira, 05, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bruno Alfredo Boufleuer, do distrito Santa Rosa do Ocoí, o grupo de hiperdia, formado por pacientes que apresentam hipertensão e diabetes, para passar diversas orientações de como conviver com essas doenças.

A palestra para o grupo foi com a nutricionista Eveline Valduga, que falou sobre a importância do uso do medicamento e de outras práticas fundamentais no controle dessas doenças. “As pessoas tem o hábito de acreditar que quando falamos de hipertensão e diabetes, queremos dizer que não pode comer sal e nem doce. Isso não tem a ver com não comer, mas sim fazer novas escolhas, ou seja, são vários fatores que alteram a pressão e diabetes”, explicou Eveline.

A Sra. Neli Maria Froelich Meinerz, 68 anos, é hiptertensa, toma medicamento, no entanto, cuida na alimentação e pratica exercício. “Participar dessas palestras é importante para ajudar na prevenção e receber várias orientações”, observou.

O Sr. Elói Silfredo Bach, 77 anos, tem hipertensão e é diabético e também não se descuida do medicamento e ainda segue outras orientações. “Cuido também com a alimentação, no entanto, às vezes exagero e aí pago a consequência, mas em geral, me cuido. Essas palestras são esclarecedoras de como devemos nos controlar”, completou.
Atualmente, o município tem cadastrado mais de 5.700 pacientes com hipertensão e 1.800 diabéticos. O grupo de Santa Rosa do Ocoí tem 422 hipertensos e 120 diabéticos.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, disse que o objetivo de acompanhar esses grupos é, além de auxiliar no plano de cuidados individual para o controle da doença, orientar quanto ao uso correto das medicações, adesão de exercícios físicos e hábitos de alimentação adequada. “Os encontros serão semanalmente, envolvendo a participação da Equipe Multiprofissional, entre eles, nutricionista, fonoaudiólogo, professor de educação física, enfermeiro, médico da UBS, entre outros”, finalizou.

Fonte: assessoria

Uniguaçu