Connect with us



Destaques

São Miguel do Iguaçu escolherá novos membros do Conselho Tutelar e promove campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Safismi

Na última semana, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou o edital de abertura do processo para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar para o pleito 2024/2028.

Os interessados em se candidatar, deverão fazer sua inscrição até o dia 29 de maio pelo site da UNIOESTE que será a instituição responsável pelo processo.

A eleição dos novos conselheiros vai acontecer no dia 01 de outubro, no ginásio Walter Marcon, com início às 07:30 e término as 17 horas. Os eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024, com mandato válido por quatro anos, ou seja, até 2028.

Estão sendo abertas 5 vagas para conselheiros tutelares e os demais habilitados ficarão como suplentes.

Em entrevista ao Jornal da Manhã desta quinta-feira (11), Secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta explicou como vai funcionar esse processo de seleção dos conselheiros tutelares, quem de fato pode se candidatar ao cargo e as principais exigências para cumpri a função.

Durante esta semana e também na próxima, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado dia 18 de Maio, estão sendo realizadas.

Segundo a Chefe de Divisão do Creas, Angélica Monsani Remor, essa data foi escolhida após o assassinato uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória (ES), justamente no dia 18 de maio de 1973 e até hoje esse crime permanece impune.

O objetivo da campanha é mobilizar a população para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, com a realização de palestras e atividades, tendo como foco principal a prevenção e denúncias de casos Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que podem ser  feitos anonimamente pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, um serviço gratuito que funciona 24 horas durante toda a semana, recebendo denúncias de violência contra crianças e adolescentes e do Conselho Tutelar.

Acompanhe a entrevista completa:

Uniguaçu