Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Sábado tem sessão de cinema itinerante em São Miguel do Iguaçu; programação é gratuita

Publicado

em

Safismi

O município de São Miguel do Iguaçu recebeu no ano de 2023 um recurso federal de R$ 269.466,28 da Lei Paulo Gustavo, cujo intuito é promover ações que incentivem a cultura nos municípios.

Para definição dos projetos a serem beneficiados, o Governo Municipal lançou dois editais de chamamento público, sendo um de premiação de trajetória artística e cultural, que teve destinado 30% do recurso, e o outro para produções audiovisuais, formação e difusão, recebendo os outros 70%.

Ao todo foram selecionados 58 prêmios, 16 produções audiovisuais entre videoclipes, documentários e curtas-metragens, 01 formação e difusão e 01 cinema itinerante.

Como previam os editais, o de premiação não teria contrapartida, mas o edital de produções audiovisuais, sim. Os dezoito projetos audiovisuais selecionados assinaram o termo de execução cultural ainda no ano de 2023 e têm até o final de outubro deste ano para a execução dos mesmos juntamente com a comunidade de forma presencial ou virtual.

E o primeiro projeto selecionado a ser executado através deste recurso será o Cinema Itinerante Infantojuvenil CataCine, que será desenvolvido em nove etapas, com exibições gratuitas de filmes em locais públicos.

A primeira sessão será realizada neste sábado, dia 23 de março, a partir das 19h00, na Feirinha do Produtor, localizada no calçadão ao lado da prefeitura. O filme em cartaz será “Tito e os Pássaros”, destinado para todas as idades. Um dos idealizadores do projeto, Paulo Eduardo Garcia, participou do Jornal da Manhã Entrevista desta sexta-feira, 22, e explicou sobre o trabalho.

O filme tem direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto e conta com figuras consagradas no elenco, como por exemplo, Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele e Pedro Henrique.

O longa traz a história de Tito, um menino tímido de 10 anos que mora com sua mãe. De repente, uma epidemia incomum começa a se espalhar, tornando as pessoas doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está, de algum modo, relacionada à pesquisa do seu pai desaparecido sobre a música dos pássaros. Ele embarca em uma jornada para salvar o mundo da epidemia com seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma busca pelo seu pai desaparecido e por sua própria identidade.

O filme teve sua estreia mundial em junho de 2018 no Festival de Annecy, na França, um dos eventos mais importantes na indústria de animação. Desde então, o longa percorreu mais de 50 festivais ao redor do mundo. A produção foi inscrita para concorrer ao Oscar de melhor filme de animação, ficando na lista de pré-indicados pela Academia de Hollywood.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Paulo Eduardo Garcia, a ideia surgiu com a intenção de criar e fomentar uma relação de proximidade entre o público infantojuvenil são-miguelense e o cinema, especialmente o latino-americano. ‘Tem o objetivo de democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao audiovisual, especialmente produções que não circulam normalmente nas grandes salas comerciais de cinema’, explicou.

Na noite do evento, os feirantes estarão atendendo a comunidade. Leve sua cadeira, aproveite esse momento de fortalecer nossa cultura e delicie-se com produtos de nossa terra.

Em caso de chuva, a sessão será adiada.

A programação das demais sessões, que apresentarão filmes latino-americanos infantojuvenis de diversos gêneros e formatos (curtas, médias e longas-metragens), será divulgada na página oficial do CataCine no Instagram.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu