Connect with us



Região

Primeiras semanas da Operação Fronteira RFB – Força Tarefa apresentam resultados significativos

Publicado

em

Safismi

A Receita Federal lançou no dia 06 de novembro de 2023, a Operação Fronteira RFB – Força Tarefa em parceria com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, o Exército Brasileiro, a Marinha Brasileira, o Ministério da Agricultura, a Prefeitura Municipal (Foztrans e Guarda Municipal), o Ibama, o ICMBio e a Itaipu Binacional.

A seguir, destacam-se os resultados consolidados da operação no período do dia 06 ao dia 23 de novembro de 2023. A Operação Fronteira RFB – Força Tarefa têm atuado na zona primária da Aduana da Ponte Tancredo Neves com resultados significativos. Durante o curso da operação, os relatos dos servidores em ação e dos contribuintes que ali transitam notam os benefícios. Entre estes, ressaltam-se a melhoria no fluxo das filas com carros de placas paraguaias e argentinas em decorrência da interceptação de veículos utilizados para o transporte de produtos contrabandeados e a melhoria no fluxo das filas para a entrada na Argentina – assim solucionando um problema recorrente na Aduana.

Com a intensificação da fiscalização na Aduana da Ponte Tancredo Neves e o fechamento de estradas vicinais entre a Aduana e a Cabeceira da Ponte, os contrabandistas adaptaram seu modus operandi, recorrendo a portos clandestinos às margens do Rio Iguaçu para introduzir mercadorias ilegais no território brasileiro. Esta mudança já estava prevista no planejamento da operação, e as equipes têm acompanhado de perto e realizado o monitoramento com drones desde o bairro Carimã até o Marco da Três Fronteiras, resultando na apreensão de um maior volume de mercadorias.

Ao longo das primeiras semanas da operação, foram lavrados 90 Termos de Lacração de Volumes, resultando na apreensão de 220 cargas. Destes, há destaque para um auto de infração e apreensão de mercadorias, um auto de infração e apreensão de veículo e um termo de apreensão de mercadorias abandonadas. O valor total das apreensões até o momento é de R$ 145.220,39.

Entre as mercadorias apreendidas, regularmente são encontrados volumes de bebidas alcoólicas, como vinhos e cervejas, combustíveis, carnes, camarões e outros itens.

O objetivo da Operação Fronteira RFB – Força Tarefa é inibir atividades ilícitas frequentemente realizadas nestes pontos de fronteira e reforçar a presença do Estado brasileiro na tríplice fronteira que interliga Brasil, Argentina e Paraguai. Por este motivo, durante o planejamento da operação não se esperava que os resultados em volumes e valores seriam expressivos. Mas ainda sim, a operação tem apresentado resultados positivos para a população.

A Receita Federal agradece à comunidade pelo apoio e pelos relatos. A instituição reforça mais uma vez o compromisso com a segurança coletiva e com o combate às atividades ilícitas na região.

Fonte: assessoria RFB/Foz

Uniguaçu