Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Onda de calor chega ao Paraná nesta semana e São Miguel do Iguaçu deve registrar 35 graus

Publicado

em

Safismi

Uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do Brasil nesta semana de Sul a Norte, trazendo temperatura muitíssimo acima do normal para esta época do ano para a Região Sul e calor muito intenso no Centro-Oeste e outras regiões do país. Segundo o Metsul, vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC. No Sul do Brasil, com correntes de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trazendo o ar mais quente da Região Centro-Oeste, Paraguai e Norte da Argentina para o Sul do país, o aquecimento será mais acentuado que em muitas áreas do Sudeste. No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35ºC e até próximas dos 40ºC em alguns pontos. De acordo com a previsão do Instituto Simepar, Curitiba chegará a marcar máxima de 28 graus na terça (17) e quarta (18) e 29 graus na próxima quinta (19), mas já nesta segunda (16), a máxima alcançará 24 graus. São Miguel do Iguaçu, tem temperatura máxima de 35 graus prevista para a próxima quarta (18).

A temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado em Meteorologia para aferir o quão quente ou fria é uma massa de ar, vai chegar a valores de 24ºC a 25ºC do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso. “Valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40ºC. Como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum”, diz comunicado do Metsul.

A MetSul Meteorologia trabalha com a possibilidade de o avanço do ar muito quente vir a organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira, trazendo chuva. Esta é uma situação que será explorada nos próximos boletins. Frentes quentes não raro trazem chuva forte, muitos raios e granizo.

Modelos não indicam hoje uma condição de tempo severo relevante para a quarta no território gaúcho, mas o quadro exige atenção. A instabilidade se concentraria mais no Oeste, no Centro, Sul e Leste do Estado com a massa de ar quente ingressando pelo Noroeste e o Norte.

Fonte: Bem Paraná | Foto: tcsaba / Shutterstock.com

 

Uniguaçu