Connect with us



Notícias

Município e ASR iniciam projeto contra dengue em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

Na semana em que o município registrou um aumento significativo nos casos confirmados de dengue e alto índice de infestação do mosquito transmissor, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR) iniciaram na sexta-feira, 18, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, o projeto “Dengue, na minha casa você não tem vez!”.

O projeto vai trabalhar com alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, totalizando 364 crianças e suas famílias. As associadas da ASR irão visitar as escolas apresentando o projeto para as crianças e, neste momento, será entregue o adesivo “Você já olhou o seu quintal hoje?” e o panfleto referente ao combate à Dengue.

Em um segundo momento, os Agentes de Endemias irão ministrar palestras em todas as escolas para orientar as crianças da forma correta a combater o mosquito.

As crianças participantes do projeto que atenderem o regulamento irão concorrer a prêmios, sendo 06 tablets e um passeio ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

A presidente da ASR, Regina Malmann, disse que a entidade sentiu a necessidade de conscientizar toda a comunidade, envolvendo os alunos das escolas do município a participar do projeto. “Os órgãos públicos estão fazendo a sua parte, enviando Agentes de Saúde para visitas, mesmo assim estamos com alto índice de proliferação do mosquito. Chegou a hora de vencermos este pequeno mosquito, pois sabemos que 90% da criação do Aedes Aegypti vêm do lixo doméstico, da falta de cuidado em nossas próprias casas, e não podemos esquecer que este pequeno e inofensivo mosquito pode levar à morte das pessoas que amamos e conhecemos”.

A coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola, informou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) realizado esse mês aponta que o Índice de Infestação Predial (IIP) está em 8,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. “Isso significa que a cada 100 casas vistoriadas em mais de 8 foram encontradas larvas do mosquito. É um alto risco para epidemia”.

Até o momento foram confirmados 10 casos de dengue no período epidemiológico que começou em agosto de 2021.

O projeto tem apoio das Cooperativas Sicredi, Cresol e Sicoob.

Assessoria

Uniguaçu