Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – DIABETES GESTACIONAL – O QUE É, SINTOMAS, TRATAMENTOS E DIAGNÓSTICO

Publicado

em

Safismi

Em síntese a diabetes gestacional é a alteração de glicemia diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez. Segundo pesquisas cerca de 7,5% das brasileiras são diagnosticadas com diabetes gestacional. Sobretudo como o próprio nome já diz este tipo de diabetes só aparece durante a gravidez, portanto tende a desaparecer logo depois da gestação. Contudo ela pode ocorrer quando alguns dos hormônios gerados durante a gravidez interferem na utilização de insulina por parte do corpo.
Por que o diabetes ocorre na gravidez?
Definitivamente a gestante sofre várias alterações hormonais ao longo dos nove meses de desenvolvimento do feto. Dessa forma o corpo passa a produzir uma maior quantidade de insulina, responsável por transportar a glicose dos alimentos até as células. Isso acontece com intensidade no último trimestre da gravidez, quando a mulher precisa ingerir uma quantidade maior de carboidrato para que a criança se desenvolva bem.

Sintomas
Antes de mais nada é preciso dizer que a diabetes gestacional raramente causa sintomas. Dessa forma, é de suma importância fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. É importante fazer esses exames uma vez que o açúcar elevado no sangue pode causar problemas para você e seu bebê.
No entanto em casos específicos algumas mulheres passam pelas seguintes sensações:
Aumento da sede;
O aumento da micção;
O aumento da fome;
Visão turva.
10 principais fatores de risco da diabetes gestacional
Gestação em idade mais avançada;
Ganho de peso excessivo na gravidez;
Pressão alta;
Triglicérides alto;
Colesterol alto;
Sobrepeso ou obesidade;
Síndrome dos ovários policísticos;
Histórico familiar de diabetes;
Gravidez de gêmeos;
Diabetes em gestações anteriores.

Diagnóstico
Antes de mais nada que qualquer alteração nos resultados das avaliações acende o sinal de alerta para o diabetes gestacional. Portanto os exames de ultrassom são de suma importância.

Como tratar a diabetes gestacional?
Em primeiro lugar as refeições devem ser fracionadas ao longo do dia e sobretudo as pacientes precisam maneirar na gordura. Sobretudo frutas, verduras, legumes e alimentos integrais devem ser presença constante no cardápio delas. Se não existir contraindicação do obstetra, exercícios físicos moderados são aliados para domar a encrenca.
Os bebês são afetados?
Os bebês de mães com diabetes gestacional terão maior disponibilidade de glicose e aumentarão sua produção de insulina a fim de estocar este excesso na forma de energia em suas células.

Fonte: Lorrany Costa | Imagem: Docctor Med

Uniguaçu