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Alimentação Saudável – O QUE SÃO CALORIAS NEGATIVAS: MITOS E VERDADES SOBRE EMAGRECIMENTO

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Tudo o que parece fácil e rápido chama a atenção quando o assunto é emagrecer. Por isso, o termo “calorias negativas” não ficaria de fora dessa. Mas será que existem mesmo alimentos que possuem um valor calórico negativo? Para começar, explicamos o que são as calorias negativas: são basicamente aqueles alimentos no qual o gasto calórico que o corpo faz para digeri-los é maior que a quantidade de calorias que eles contêm. Alguns alimentos possuem sim poucas calorias por serem pobres em carboidratos e ricos em fibras e água. Mas ainda assim eles não promovem por si só o emagrecimento. A melancia e o pepino, por exemplo, ficaram populares como alimentos que teoricamente possuem calorias negativas. Entretanto, uma dieta baseada apenas nesses alimentos não proporciona a perda de peso.
Mas antes que você perca as esperanças, existem alimentos que conseguem acelerar o metabolismo devido ao seu efeito térmico na digestão. Por isso, aliados à uma alimentação balanceada, podem sim ajudar no emagrecimento. Veja mais a seguir.
Calorias negativas e os alimentos termogênicos
Mas como falamos antes, os alimentos termogênicos podem auxiliar nesse processo. Esses são aqueles que gastam muitas calorias no momento da sua digestão, como é o caso das proteínas. Os exames de calorimetria que fazem essa estimativa sobre a quantidade de calorias gastas por cada alimento para metabolizar e absorver macronutrientes.
Além disso, estudos sobre os efeitos fisiológicos dos alimentos mostram que, independente da energia gasta na digestão de uma comida, é pouco provável que ela chegue a 100% da caloria do alimento em si. Por isso, mais uma vez, as calorias negativas como milagre do emagrecimento são uma lenda urbana.
Cada pessoa apresenta particularidades quando o assunto é perda de peso. Isso porque cada organismo tem um metabolismo diferente. No entanto, em todas as pessoas esse processo de digestão, metabolização e absorção de nutrientes representa de 5% a 10% da queima de calorias diárias mínimas para manter as funções vitais do organismo em repouso (metabolismo basal).
Além disso, a prática de exercícios físicos é essencial para quem precisa perder peso. Por isso, aliada à uma alimentação saudável e balanceada, se matricule na academia, pratique esportes ou encontre alguma outra maneira de manter seu corpo ativo regularmente.
Os alimentos que ganharam fama por conter calorias negativas na verdade possuem algumas características específicas.
A primeira característica diz respeito à pouca quantidade de carboidratos simples em sua composição. A segunda é a alta quantidade de água e fibras em cada um. São eles:
pepino
salsão
rúcula
alface
repolho
couve-flor
agrião
melancia
beringela
limão
mexerica
ameixa
morango
beringela
abobrinha
cebola
Além disso, não vamos nos esquecer também dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de gordura.
pimenta vermelha
chá verde
gengibre
cafeína
canela

Fonte: Heloisa Sousa | Imagem: Área de Mulher

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