Connect with us



Agricultura

Método para controle do Aedes Aegypti é apresentado no Show Rural

Publicado

em

Safismi

Um método de combate ao Aedes Aegypti, vetor da dengue e outras doenças, é apresentado aos visitantes do Show Rural Coopavel 2020. A empresa Forrest Innovations, com sede no norte do Paraná, iniciou a comercialização da técnica já testada em algumas regiões do estado. De acordo com o biólogo responsável, Rodrigo de Oliveira, o sistema permite reduzir em mais de 90% o índice de infestação do inseto.

O “Controle Natural de Vetores” (CNV) é uma solução inovadora desenvolvida pela Forrest Innovations para controlar mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e Zika. O método é a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões 100% estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais. A Forrest utiliza uma plataforma biotecnológica baseada em três pilares:

(1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados, sendo que o processo de esterilização é seguro, eficaz, não deixa resíduos dos componentes no mosquito adulto estéril nem afeta seu fitness;

(2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir de mosquitoes Aedes aegypti coletados na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida nenhuma cepa nova de mosquitos na área tratada;

(3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. Além disso, a solução conta com programas educacionais, extensão comunitária e apoio no monitoramento e alívio de criadouros de mosquitos.

Redação RJ com Assessoria

Uniguaçu