Connect with us



Destaques

Mercado registra queda no preço da carne bovina

Publicado

em

Safismi
Depois do susto vem a notícia boa. A carne bovina que deixou de ser protagonista de muitos pratos no fim de ano por causa do preço alto, voltou a baixar. Com isso, o consumidor voltou a comprar.

O veterinário da pecuária de corte e leite do Deral (Departamento de Economia Rural), em Curitiba, explica os fatores que colaboraram para a baixa do preço nesse início de ano.

De acordo com dados da Sociedade Rural de Cascavel, a carne aumentou 55% na região. Com a baixa de quase 30% nos primeiros dias de janeiro, o aumento real é de 27%. Para o pecuarista que não recebia reajuste há mais de cinco anos, esse aumento trouxe esperança.

A alta dos preços, segundo especialistas, foi causada por vários fatores.

Só que na relação de oferta e demanda é o consumidor quem dá as cartas. E ele mostrou que não estava disposto a pagar tão caro pelo produto. O resultado foi percebido nas gôndolas de mercado.

É por isso que mesmo recebendo a mais pela carne no fim do ano, o produtor ficou na incerteza.

Mas para 2020 a expectativa de produtores e especialistas é que o valor se mantenha e que não se eleve tanto para não assustar o consumidor.

Mas o consumidor também não precisa esperar que a carne volte ao preço que era antes. Os fatores que influenciam a oscilação dos preços nos últimos dois meses devem colaborar para o preço se manter alto.

O aumento no valor do milho já previsto e a consolidação de alguns mercados de exportação são fatores que vão colaborar para manter os preços em patamares mais altos.

JC1

Uniguaçu