Connect with us



Agricultura

Influenza Aviária será o tema central das atividades do CTA no Show Rural

Publicado

em

Safismi

Coopavel, Adapar e Ministério da Agricultura são parceiros na elaboração de uma programação especial que vai aprofundar aspectos da Influenza Viária a avicultores e a produtores rurais durante os cinco dias do Show Rural, em Cascavel, no Oeste do Estado. De 5 a 9 de fevereiro, o aviário-escola vai desenvolver inúmeras atividades ligadas a informações e orientações sobre a doença.

O tema da programação da semana, no CTA, será Controle de Influenza Aviária, com o slongan Avicultor, mantenha seu plantel livre da Influenza Aviária, venha saber como. A escolha do assunto foi definida em conjunto pela Coopavel, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e Ministério da Agricultura e Pecuária. Os três parceiros vão manter equipes técnicas durante o evento com a finalidade de, além de realizar inúmeras atividades, conversar e tirar dúvidas de cooperados e produtores rurais sobre aspectos ligados à doença.

“Quem for ao Centro Tecnológico de Avicultura da Coopavel vai poder conhecer todos os procedimentos importantes à manutenção dessa enfermidade fora, distante dos seus plantéis”, afirma o gerente de Fomento Avícola da cooperativa, o médico-veterinário Eduardo Leffer. Com as atividades que serão desenvolvidas durante o Show Rural, a expectativa é que os avicultores tenham ainda mais informações e conhecimentos para, em conjunto com técnicos da área, manter suas granjas livres do risco da influenza, conforme Eduardo.

Diariamente, técnicos da Adapar comandarão palestra sobre a Influenza Aviária. E, por sua vez, profissionais da Coopavel apresentarão materiais sobre biosseguridade, cuidados com implementos, estrutura de aviário, manejo, uniformes e equipamentos empregados nas granjas, além de controle de cascudinho e roedores.

O CTA

Inaugurado em fevereiro de 2022, o Centro Tecnológico de Avicultura virou uma referência em cursos, treinamentos e na abordagem dos mais diferentes assuntos e apresentações sobre tecnologias e novidades para tornar o segmento avícola ainda melhor e mais produtivo. O espaço virou um centro de estudos e de compartilhamento de informações e de tecnologias durante o ano todo. “Tudo com a finalidade de contribuir para aprimorar e desenvolver continuamente um setor econômico dos mais importantes para região e o Paraná”, conforme Leffer. O aviário-escola resulta de parceria da Coopavel com inúmeras empresas do segmento de aves.

Assessoria

Uniguaçu