Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal inicia Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Assistência Social, promoveu o evento de abertura da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O evento foi realizado no CTG Querência Amada e contou com a presença de lideranças, autoridades, profissionais que atuam com crianças e adolescentes, além da comunidade em geral.

Após o cerimonial de abertura, ocorreu uma palestra ministrada pela Dra. Dana Liza Martinicorena, médica, presidente e idealizadora do Instituto Inocência, e pela psicóloga Luciana Matinicorena de Souza Rissardi, cofundadora e diretora de criação do mesmo instituto, com o tema “Quebrando tabus: prevenir é possível, simples e eficaz”.

“O que mais me assusta é a frieza dos adultos diante de um assunto tão importante. Muitas vezes acreditamos que o abuso está muito longe da nossa realidade, quando está muito próximo de nós”, alertou a médica Dana Liza.

O Instituto Inocência, da qual a médica é presidente e idealizadora, irá realizar no dia 18 de maio seis sessões do espetáculo teatral ‘O Encantado Mundo dos Tijolos Amarelos’. O espetáculo é destinado a crianças de 04 a 11 anos e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de proteger a infância e prevenir o abuso e a exploração sexual.

O Centro de Referência especializado de Assistência Social (CREAS) é a Unidade Pública referência na oferta de trabalho social às famílias e indivíduos em situação de risco, e quem realiza o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violências. O ano de 2022, o CREAS de São Miguel do Iguaçu, registrou 42 solicitações de atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Destas, 85% dos abusos foram cometidos por alguém próximo e conhecido da criança.

“O perigo quase sempre está ao lado. A melhor forma de prevenir é levar informação e conhecimento às nossas crianças”, explicou a psicóloga e chefe de divisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, Angélica Simoni Monsani Remor. Ela informou que no mês de maio o Governo Municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, secretaria de Assistência Social, empresas, entidades e sociedade civil estarão desenvolvendo ações com o objetivo de mobilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar desse momento.

São Miguel do Iguaçu instituiu no dia 14 de setembro de 2022 a Lei 3.592 que cria a Semana Municipal de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Uma conquista importante para nosso município já que volta a atenção especial para nossas crianças e adolescentes e autorizamos o município a realizar palestras, audiências públicas, conferências para prevenir as tragédias como aconteceu em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória (ES), onde um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’, que deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, destacou o vereador Evandro Ghellere.

A Semana Municipal de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será na semana em que ocorre o dia 18. Em 2023 será de 14 a 20 de maio.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lidiane Medeiros Scheffer, o encontro de abertura foi fundamental porque se está preparando os profissionais para que estejam atentos aos sinais de violência. “Um pequeno sinal pode fazer toda uma diferença nessa questão”, destacou.

Segundo Aparecida Carradore, coordenadora do Serviço de Convivência que trabalha com adolescentes de 12 a 18 anos, esse encontro de formação vem fortalecer formas de identificar algumas situações que podem passar despercebido. “Ouvir profissionais que estudam essas situações nos ajudam nessa problemática”, salientou.

“Entre as ações realizadas no município nesse mês teremos a distribuição de cartazes, panfletagem, entrevistas em rádios e distribuição de livros infantis para auxiliar os professores e demais profissionais a trabalharem a temática no dia a dia com as crianças”, disse a secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta.

São Miguel do Iguaçu tem uma rede de proteção à criança e ao adolescente que é referência na região. “Entidades públicas e privadas que fazem toda uma diferença na sociedade. São atores fundamentais na garantia de direitos e no combate ao abuso e exploração das crianças e adolescentes”, disse o Promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Pedro Pires Domingues Wanderley.

Qualquer forma de denúncia pode ser feita pelo disk 100 ou telefones/WhatsApp (45) 3565-8157 ou (45) 9.9136-3959.

 

Uniguaçu