Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal de São Miguel e SENAI realizam encerramento do curso de ‘Customização de peças’

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram na noite de quarta-feira, 05, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, o encerramento do curso  de ‘Customização de peças’.

Os conteúdos estudados durante o curso foram: Domínio de máquina de costura; tipos de máquinas de costura e sua aplicabilidade; tipos de materiais têxteis; tipos de peças de roupas; moldes de peças chave; tipos de cortes de peças; aproveitamento de peças em jeans; reutilização de peças do vestuário; escolha de peças; customização de peças.

“Eles aprenderam a transformar calça em saia, camisa em blusa, ou seja, reaproveitar peças”, explicou a professora Ivanir Terezinha da Silva Souza.

Um exemplo da turma foi a participação da aluna Matilde Peron Del Castanhel, de 87 anos. “Não há idade para aprender e esse curso foi maravilhoso. Além de uma nova aprendizagem fiz vários amigos aqui”, disse entusiasmada a Sra. Matilde.

Além de uma nova aprendizagem o curso despertou o interesse de algumas alunas em empreender. “Tenho a ideia de abrir meu próprio negócio e pretendo fabricar roupas”, contou a aluna Maralice Silva.

A orientadora pedagógica do Senai, Juliana de Farias, informou que esse curso foi o primeiro ofertado na região. “Observamos o espírito criativo das alunas que usaram muitas peças da própria família e transformaram em blusas, calças ,vestidos, etc”, destacou Juliana. Ela informou que para o 2º semestre há pretensão de ofertar o curso de ‘costureira sob medida, corte e modelagem de costura’.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, aproveitou o momento para anunciar a aquisição de 04 novas máquinas de costura que serão utilizadas para os próximos cursos de confecção. “Adquirimos 01 máquina de costura modelo: industrial, função: galoneira; 01 máquina de costura, modelo: industrial, função: ponto overloque e 02 máquinas de costura, modelo: industrial, função: reta, com investimento próprio de cerca de R$ 10mil(dez mi reais)”, informou.

Agora são 14 máquinas de costura na Escola do Trabalho à disposição para cursos na área.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu