Connect with us



Notícias

Farmácias de São Miguel podem aderir à campanha “Sinal Vermelho”

Publicado

em

Safismi

Uma reunião na noite desta terça-feira (09/03) no Fórum da Comarca de São Miguel do Iguaçu apresentou a proposta da campanha “Sinal Vermelho”, que propõe facilitar denúncias de violência doméstica. O encontro contou com a presença da Juíza Substituta da Vara Criminal Dra. Lorany Serafim Morelato, da Promotora Substituta Kamila Cristine Vanelli, Delegado de Polícia Civil Walcely Almeida, escrivã de polícia Juliana Mazzotti, Presidente da ACISMI Jolmir Raimundi e representantes da Polícia Militar.

Em entrevista à Rádio Jornal, a Juíza Substituta da Vara Criminal Dra. Lorany Serafim Morelato e a Promotora Substituta Kamila Cristine Vanelli explicaram o objetivo da campanha e convidaram a população para participar do combate à violência contra a mulher.

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica advém do aumento significativo de violência contra a mulher em razão do distanciamento social, quando as vítimas são obrigadas a permanecer mais tempo em casa com seus agressores, e da constatação da subnotificação desses casos nas unidades policiais e judiciárias.

A farmácia/drogaria foi o local escolhido para oferecer ajuda a essas vítimas que não conseguem quebrar o ciclo da violência porque, ainda que acompanhada dos agressores, as vítimas terão fácil acesso ao local. O sinal “X”, feito com batom vermelho (ou qualquer outro material), na palma da mão (ou pedaço de papel, o que for mais fácil) permitirá à vítima que se identifique ao atendente, em farmácias e drogarias, previamente cadastradas, para o acionamento da Polícia Militar. A vítima será acolhida pela Polícia Militar e, em seguida, ingressará no sistema de justiça.

Registra-se que o atendente da farmácia não terá que sair de seu local de trabalho e nem será testemunha de qualquer fato, apenas contribuirá para o acionamento eficaz da polícia, evitando que crimes graves ocorram.

Esta campanha delega às farmácias um papel simples, mas de extrema relevância social, como agentes na comunicação entre a vítima e a Polícia Militar, contra a violência doméstica e familiar contra a mulher

Para aderir a farmácia preenche o termo de adesão que segue abaixo com essa reportagem e encaminha ao e-mail sinalvermelho@amb.com.br ou por WhatsApp (61) 98165-4974.

Ainda, as farmácias podem entrar em contato com o Poder Judiciário de São Miguel do Iguaçu, através do telefone (45) 9928-3585 – whatsapp, para mais informações, bem como para receberem materiais digitais para que possam utilizar e divulgar em suas páginas virtuais, indicando que a farmácia adere a esse chamado da sociedade.

Redação RJ com Assessoria

Uniguaçu