Connect with us



Especial Dia de Campo

Extrato de Tabaco é testado como inseticida na cultura do milho

Publicado

em

Safismi

Os graves problemas relacionados ao uso dos inseticidas químicos já são amplamente conhecidos e tem incentivado o desenvolvimento de métodos alternativos de controle. Diante deste cenário, acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade Uniguaçu testaram a utilização do Extrato de Tabaco como Bioinseticida na cultura do milho.

Os estudantes produziram o composto e analiaram o resultado na área experimental da Insitutição de Ensino Superior. O resultado foi apresentadoa ao público durante a 4ª edição do Dia de Campo da Uniguaçu, realizado nos dias 9 e 10 de dezembro.

Para produzir o bioinseticida os estudantes utilizaram uma parte de tabaco picado, água e álcool 70%. A mistura ficou em descanso durante 24 horas. Após teste em laboratório, a técnica foi coloca à prova no campo.

Segundo o grupo de estudantes, o extrato foi capaz de repelir 50% das lagartas, levando a conclusão que o bioinsenticida pode ser indicado para pequenas produções. É uma alternativa para uma horta, por exemplo, onde o produtor busca combater rapidamente os insetos sem risco para as pessoas e animais.

DIA DE CAMPO
A 4ª edição do Dia de Campo da Faculdade Uniguaçu foi realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2022 na Área Experimental da Faculdade Uniguaçu. O evento reuniu mais de 180 expositores, levando tecnologia, inovação e conhecimentos agricultores. Além do ambiente de negócios, o Dia de Campo teve espaço para a divulgação cientifica com dezenas de experimentos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu