Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Evento alusivo ao Outubro Rosa é marcado por muita emoção, informação e troca de experiências

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de terça-feira, 10, um evento especial alusivo ao Outubro Rosa, que foi marcado por muita emoção, informação e troca de experiências entre as participantes.

O evento iniciou com palestra da médica da família que atua no município, Jéssica Irala, que falou sobre o câncer de mama e os cuidados que precisam ser adotados para evitar a doença. ‘Nós estamos diagnosticando muito casos de câncer de mama e a conscientização das mulheres é de suma importância. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, e a mulher pode se cuidar se autoconhecendo, fazendo a mamografia, procurando atendimento em qualquer sinal que apresentar, além, claro, tendo uma vida saudável, realizando exercícios físicos, diminuindo o peso e reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas’, explicou.

A biomédica Mariane Fliegner, especialista em estética avançada não cirúrgica, vascular e escleroterapia, abordou o tema: ‘Autocuidado – o simples que funciona’, e complementou as informações preventivas trazendo dicas de ações simples, que podem ser feitas no dia-a-dia, para evitar o câncer e também outras doenças. ‘O autocuidado da mulher se amar, cuidar da sua autoestima é todos os dias. Então hoje foi um momento único para estarmos juntas, compartilhando o autoconhecimento de como se cuidar em casa e gastando pouco’, explanou.

O evento foi finalizado com o emocionante depoimento da Juliana Sbardela Daniel, professora que enfrentou e está superando um câncer de mama. Ela contou um pouco de como foi o período entre descobrir a doença, buscar o tratamento e a força para vencer a batalha. ‘Esse evento veio para coroar minha vitória, porque é uma vitória. Eu quero passar a mensagem para todas as pessoas para que acreditem na cura porque é possível. Acreditem também na saúde pública, pois tem muita coisa boa’, relatou.

Juliana também fez questão de reforçar a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e de agradecer todo o apoio recebido neste momento tão difícil. ‘Deixar um agradecimento especial a toda equipe da Saúde, desde o Hospital Municipal, equipes de profissionais, até o pessoal do transporte, que foram muito importantes, além de toda a rede de apoio que me auxiliou muito’, destacou.

A secretária de Saúde, Eloni Teresinha Conzatti de Queiroz, reforçou que as ações preventivas são realizadas ao longo de todo o ano, destacando que somente em 2023, em um trabalho que iniciou em julho, já foram realizados mais de 500 exames de mamografia, em uma parceria com o CEONC de Cascavel. ‘Foi um evento maravilhoso, que as mulheres adoraram, pois foi um grande aprendizado, e também já nos pediram novas ações assim, pois a prevenção é realmente muito importante e estamos trabalhando sempre pensando no cuidado da nossa comunidade’, destacou.

Fonte: assessoria

Uniguaçu