Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Especial Páscoa: Entenda porque os animais de estimação não podem comer chocolate

Publicado

em

Safismi

A Páscoa está chegando, data em que os brasileiros aumentam o consumo de chocolate, já que muitas pessoas gostam de presentear suas famílias com um docinho, né?!  Mas, junto com a Páscoa vem um alerta muito importante!

Você sabia que o chocolate é tóxico para os animais? Para falar sobre assunto importante convidamos a professora da Faculdade UNIGUAÇU e Médica Veterinária, Me. Bruna Todeschini Vieira.

Estamos em um período muito preocupante, em que os animais aprenderam a pedir o que o tutor está comendo. E com a chegada da Páscoa o alerta fica maior. Explica pra gente por que não podemos oferecer chocolate para o pet? 

O chocolate possui a substância chamada teobromina, que é tóxica para os pets. Eles não possuem mecanismo para processar essa substância, o que acaba se tornando um problema, especialmente nessa época. Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, maior a concentração de teobromina, e mesmo o branco possui a substância e também apresenta riscos. A teobromina causa estimulação do sistema nervoso central, do coração e da respiração, podendo levar a convulsões, desmaios e até parada cardíaca.

Se o animal ingerir o chocolate, o que deve ser feito?

Deve-se procurar atendimento médico-veterinário e tratar o caso com emergência. O veterinário realizará os primeiros socorros, tentando diminuir o máximo possível a absorção.

Quantos dias o animal fica intoxicado se ingerir?

A teobromina pode permanecer no organismo do pet por até 6 dias, causando alterações cardíacas e respiratórias. Mas pode ser fatal em 24 horas após a ingestão do chocolate.

“Meu pet é arteiro, acha e come”, como devemos prevenir? 

A única forma de prevenir é evitar que a ingestão aconteça. Podemos deixá-lo em armários altos, por exemplo, ou em locais que ele não tenha acesso, como dentro da geladeira ou em algum armário.

Hoje o mercado Pet está muito evoluído, e cria produtos com ‘chocolate fake’ para os tutores mimarem os pets nessas datas especiais. Podemos confiar nesses produtos?

Sim. A diferença fundamental desse produto é que não existe cacau ou chocolate, eles são realmente ‘fakes’. Também não possuem açúcar,  geralmente é feito a base de milho, arroz, soja, aveia, trigo, vegetais e frutas, também podendo conter carne. Na realidade o ‘chocolate pet’ é um petisco próprio para os pets, e a indústria utiliza formatos ‘chocolatudos’, como bom-bom, barras ou até ovos.

Agora que você já sabe o quanto o chocolate faz mal para o seu pet, não ofereça!  Dessa forma, você garante a felicidade e a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Feliz Páscoa!

Fonte: Assessoria

Uniguaçu