Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Diretores da ACISMI compõem comitiva na Missão técnica da Caciopar a São Paulo

Publicado

em

Safismi

O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu(ACISMI), Jolmir Raimundi, e a diretora de Eventos e Promoções, Aline Sari, estiveram com a Comitiva da Coordenadoria das Associação Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná(CACIOPAR) em Missão Técnica a São Paulo entre os dias 3 e 7 de setembro.

A primeira visita foi à ACSP – Associação Comercial de São Paulo e na Facesp – Federação das Associações Comerciais de São Paulo, ambas na mesma estrutura. A comitiva foi recebida pelo presidente da associação anfitriã, Roberto Mateus Ordine, e pelo presidente da Facesp da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Alfredo Cotait Neto. E se encontraram com a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura. Além de questões ligadas ao universo empresarial, Ordine e Cotait Neto falaram sobre desafios e oportunidades às empresas e perspectivas ao Brasil, bem como sobre a Faculdade do Comércio. Durante a visita os representantes das Aces do Oeste do Paraná conhecerão mais sobre questões institucionais, de serviços e também comerciais da Associação Comercial de São Paulo, uma das maiores e mais antigas do Brasil.

No segundo a comitiva visitou a Nexus, uma das cinco melhores incubadoras do mundo (UBI Global), sediada em um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil, e foram recepcionados pelo coordenador de Novos Negócios Amaury Acatauassú e outros diretores da instituição, considerada modelo em organização e inovação para o Brasil. Além de conhecer a estrutura, os integrantes da missão técnica da Caciopar puderam visitar algumas das empresas inovadoras instaladas na Nexus. Eles estiveram na Fab Soluções, destinada a desenvolver soluções em internet das coisas voltadas à coleta de dados e aplicação desses em cidades inteligentes. Estiveram também na Climatempo, a principal empresa de consultoria meteorológica do País. Também visitaram o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), referência em monitoramento inteligente para aplicação em segurança, mobilidade, defesa civil e ação social. Outro aspecto interessante sobre a Nexus é o seu elevado grau de transparência: todos os documentos são públicos e podem ser encontrados no site do complexo porque parte dos recursos utilizados na estrutura vêm de esferas públicas. O parque tem, inclusive, parceria com a Finep (financiadora de estudos e projetos de inovação).

No terceiro dia de missão a visita foi no Cubo de Inovação do Itaú, uma das instituições financeiras mais tecnológicas do mundo. A recepção ao grupo foi feita por Andrei Golfeto, líder de comunidade responsável por repassar as informações do ambiente aos visitantes. O projeto do Cubo foi iniciado pelo Itaú em 2015. Devido à procura e ao sucesso do projeto, no começo ambicionando para ter a participação de 12 startups, ele foi transferido para o seu atual endereço, um ambiente cuidadosamente preparado com 22 mil metros quadrados de área construída. A missão do Cubo é conectar empreendedores a investidores e a parceiros estratégicos de forma a contribuir com a escalabilidade de startups e melhorar a eficiência do mercado. A mentalidade comum, disseminada em todos os locais integrados ao projeto, é a geração de negócios a todo o momento.

Para a Diretora de Eventos e Promoções, Aline Sari, a missão técnica permitiu a troca de experiências e promoção do fortalecimento do movimento empresarial. “A visita a associação comercial de São Paulo e o encontro com duas das maiores autoridades empresariais do Brasil nos proporcionou identificar novas práticas de gestão, debatendo sobre os desafios e oportunidades da classe empreendedora do sistema associativista, sobretudo, aprender com a experiência de uma associação que foi fundada em 1894”, citou.

Sari completou dizendo que as visitas ao Cubo Itaú e ao Parque tecnológico de São José dos Campos, despertou para “nós empresários o entendimento de como esse mundo funciona e captar conhecimentos e reflexões para que as práticas apresentadas possam ser introduzidas na realidade do nosso município e dos nossos associados”.

Segundo o Presidente da Acismi, Jolmir Raimundi, foi uma excelente experiência com o objetivo de buscar novos conhecimentos. “Observamos que muitas questões vistas em São Paulo podem ser trabalhadas na região e em nossa cidade”, concluiu Jolmir.

Fonte: assessoria ACISMI e CACIOPAR

Uniguaçu