Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Conferência Extraordinária discute implementação do Sistema Municipal de Cultura em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está trabalhando na implementação do Sistema Municipal de Cultura. O objetivo é eleger representantes das entidades que irão representar a sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais para o período de 2023 a 2025.

Mas por que investir em cultura é tão importante? Os benefícios culturais refletem em nossa saúde, bem-estar, autoestima, desenvolvimento de habilidades, capital social e retorno econômico. No entanto, para incentivar os artistas de forma efetiva, é necessário captar recursos.

Para isso, será necessário implementar o Sistema Municipal de Cultura e, por último, escolher seus membros para representá-lo. Dessa forma, será possível obter recursos por meio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.

No evento realizado no último dia 15 em São Miguel do Iguaçu, foi definido que o Conselho Municipal de Políticas Culturais será composto inicialmente por representantes dos segmentos de artesanato, música, produção cultural, tradições populares, comunidade indígena e comunidade quilombola.

Essa iniciativa busca estabelecer processos de construção, compartilhamento e discussão de propostas para o Plano Municipal de Cultura, bem como fortalecer o Sistema Municipal de Cultura. Isso permitirá oportunidades para muitos artistas que talvez não saibam que recursos estão disponíveis.

Apenas para se ter uma ideia, de acordo com a diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, a Lei Paulo Gustavo destina um recurso de mais de R$ 260 mil.

Até o final de agosto, ocorrerá a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que abordará mais assuntos e ações relacionadas à política cultural do município.

Ouça a entrevista completa:

 

Fonte; Rádio Jornal

Uniguaçu