Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – ABACAXI: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS E NUTRIENTES DESSE ALIMENTO

Publicado

em

Safismi

Apesar da palavra “abacaxi” ser sinônimo de problema, a verdade é que ela é uma das frutas queridinhas do brasileiro. O abacaxi faz sucesso quando o assunto é paladar, mas também do ponto de vista da saúde.

Quais os benefícios do abacaxi pra saúde?
1. Ajuda na boa digestão
O abacaxi possui uma enzima digestiva natural chamada bromelina. Sua principal virtude é facilitar o processo de digestão dos alimentos.

2. Contribui pra imunidade
Além da bromelina, o abacaxi fornece uma grande variedade de vitaminas e minerais. Entre eles, destacam-se: a vitamina C e o potássio.

3. Fortalece o organismo após a atividade física
A prática intensa de exercícios físicos pode danificar o tecido muscular e causar inflamação. Assim, é comum que os músculos “diminuam a força” e fiquem doloridos por alguns dias. Graças à bromelina presente no abacaxi, esse alimento ajuda na recuperação dos danos causados pela atividade física, ao reduzir a inflamação ao redor do tecido muscular lesado.

4. É um alimento diurético
Além de ser refrescante, o abacaxi é uma fruta que ajuda na eliminação de toxinas pela urina, diminuindo a retenção de líquidos. Por isso, é tão utilizado na forma de chás e nos sucos pra potencializar a ação diurética dessas bebidas.

5. Ajuda na saúde de mulheres grávidas
Consumir abacaxi durante a gestação pode ajudar a diminuir os enjoos, já que a fruta estimula a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico.

O abacaxi é uma fruta ácida?
Sim. As frutas ácidas (ou cítricas), em suma, são aquelas ricas em ácido cítrico. Ele é o responsável pelo sabor azedinho que caracteriza esse tipo de alimento. O abacaxi não é indicado, por exemplo, pra pessoas que sentem desconfortos gástricos ao consumi-la. Essa fruta também pode causar lesões orais em pessoas suscetíveis à acidez. Porém, a fruta não deve ser excluída da alimentação pra sempre, mesmo nesses casos. O ideal é comer em dias alternados, em pequenas quantidades, e preferencialmente com orientação nutricional.

Fonte: Liv Up | Imagem: Casa Pratica Qualitá

Uniguaçu