Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – COMO E PORQUE A DANÇA ANTES DO PARTO PODE AJUDAR

Publicado

em

Safismi

 

O dia do parto é o momento mais esperado pela família que está crescendo, e merece muita atenção e cuidado em cada detalhe. Por isso e, pensando na saúde e bem-estar da mãe e do bebê, a ciência e o meio médico tem discutido, cada vez mais, medidas que colaboram com partos mais humanizados. E, olha só, a dança antes do parto faz parte dessas ações!

De modo geral, o parto humanizado é um conjunto de procedimentos que buscam adequar o processo de parto dentro de um olhar menos hospitalar. Entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão mais humana e acolhedora, por oposição ao modelo tradicional, seja natural ou via cesariana.

A dança antes do parto, por ser uma técnica lúdica que provoca o relaxamento da gestante, acaba se tornando uma facilitadora do parto humanizado. Os movimentos da dança e a alegria gerada por eles transformam o parto em um momento mais afetuoso e muito menos assustador.

Dança antes do parto: funciona?
Sim! Especialistas de todo o mundo já afirmaram que a dança antes do parto é capaz de amenizar a ansiedade da mãe, distraindo-a das dores das contrações e facilitando o trabalho do corpo para o nascimento do bebê.
Inclusive, retornando à nossa ancestralidade, em muitas tribos indígenas as gestantes têm o costume de dançar, e assim receber seus filhos e filhas através do parto normal.

A prática da dança nesse período é indicada com acompanhamento e orientação da equipe médica, exceto em casos de gestação de risco. Todas as decisões, inclusive o volume e a intensidade da dança, devem ser acompanhadas pela(o) obstetra responsável e, claro, garantir o conforto e o bem-estar da mãe.

Músicas animadas ou relaxantes, não importa! O fato é que os movimentos da dança são capazes de contribuir pra diminuição da dor entre as gestantes. Isso porque, além de distraí-las, também colabora com as funções fisiológicas do corpo.
Nas mulheres que já estão em trabalho de parto, toda essa movimentação ajuda o quadril, ajuda no encaixe do bebê, ajuda na dilatação e cria um momento de festa. Isso ajuda fisicamente no trabalho de parto e emocionalmente também”.

Veja alguns benefícios de dançar durante a gestação:
Melhora a respiração, a digestão e a circulação, fatores essenciais quando a mulher está esperando um bebê;
Proporciona mais nutrientes e oxigênio à criança ao longo de sua vida dentro do útero, uma vez que o fluxo sanguíneo na placenta aumenta com os movimentos de dança;
· Aumenta a flexibilidade, a coordenação motora, a resistência física, a consciência corporal e reduz a tensão e o estresse do corpo todo;
· Ajuda a estimular a sensação de felicidade e bem-estar;
· Reduz a sensação de ansiedade;
· Auxilia em um ganho de peso corporal saudável e na redução de inchaços dos membros inferiores;
· Controla a pressão arterial;
· Melhora a autoestima;
· Promove maior relação social com outras gestantes;
· Aumenta a capacidade física da mulher para o momento do parto e pra uma rápida recuperação após o nascimento do bebê, reduzindo o tempo de hospitalização;
· Auxilia na perda de peso de forma saudável após o parto.
No entanto, é sempre importante enfatizar os cuidados necessários pra dançar durante a gestação. Sendo assim, observe sempre os limites e os sinais do seu corpo, não insista em dançar com dores e observe se sente algum tipo de fraqueza ao final da atividade, ok? Cuidar da postura pra não lesionar a coluna por conta do peso do bebê é fundamental.
Também é importante ter cuidado e atenção ao realizar cada movimento. Proponha passos seguros e tome cuidado com giros, saltos e movimentos muito rápidos ou bruscos.
E lembre-se: está tudo bem começar aos poucos. Ajuste a intensidade da dança conforme o seu corpo responde e faça pausas pra recuperar o fôlego.

Ah! Não se esqueça de aquecer o corpo antes da dança, pra preparar os músculos e as articulações (e, assim evitar possíveis lesões!), além de se manter hidratada. Beba água antes, durante e depois da dança pra manter uma hidratação satisfatória.

Existe alguma contraindicação a se fazer a dança antes do parto?
A dança na hora do parto deve ser uma conduta individualizada e pactuada entre o médico e a gestante. Afinal, cada pessoa responde de formas diferentes a essa abordagem, e o desejo da mãe deve ser respeitado no momento do parto, sempre com segurança e atenção clínica.

Levando esse ponto em consideração, em uma gravidez que transcorre normalmente, a prática da dança será benéfica durante todo o período, e não só perto do nascimento do bebê. No entanto, pacientes que apresentam alto risco gestacional e/ou doenças preexistentes que podem agravar o momento do parto devem manter suas orientações individualizadas.

Fonte: Liv Up | Imagem: Blog Biramar Baby

Uniguaçu