Connect with us



Notícias

Vestibular: UFPR realiza banca de validação com candidatos cotistas

Publicado

em

Safismi

Começa nesta segunda-feira (24) a realização das bancas de validação de autodeclaração para o vestibular 2018/19 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participam desta etapa candidatos que se declararam negros, pessoas com deficiência e indígenas.

O comparecimento é obrigatório para que o inscrito possa concorrer a cotas e as bancas acontecem até o dia 11 de outubro. Informações sobre dia, hora, local determinado e documentação a ser apresentada estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Devem participar das comissões de validação 1.976 candidatos. Entre eles, 1.876 se autodeclararam negros (pardos e pretos); 86, pessoas com deficiência; e 14, indígenas.

Em Curitiba, as bancas serão realizadas na sede do NC, no Campus Agrárias (R. dos Funcionários, 1.540, Juvevê). Em Jandaia do Sul, será na sala da Secretaria Acadêmica do campus (R. Dr. João Maximiano, 426, Vila Operária); em Matinhos, no campus do Setor Litoral (R. Rua Jaguariaiva, 512, Caiobá); em Palotina, na sala de reuniões no Bloco da Direção do campus (R. Pioneiro, 2.153, Dallas); e no campus de Toledo (Rod. PR 182, km 320/321, Biopark).

Desde o ano passado, a Comissão de Validação da Autodeclaração da UFPR passou a gravar a entrevista com os candidatos e os membros da banca, por meio de um aplicativo. O objetivo é facilitar o julgamento de eventuais recursos administrativos.

Os membros das bancas são escolhidos entre servidores (docentes e técnicos) e comunidade externa. No caso das cotas para negros, é garantida a participação de membros de entidades voltadas à luta contra o racismo e à reivindicação de direitos.

A UFPR oferece neste vestibular 5.421 vagas, das quais 2.716 (cerca de 50%) são destinadas a cotistas de baixa renda, negros, com deficiência e indígenas. A UFPR condiciona a ocupação das cotas ao fato de o candidato ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, segundo a Lei n.º 12.711/2012.

As bancas de validação são realizadas pela UFPR desde 2004, mas, após um período de suspensão (de 2013 a 2016), foram retomadas no vestibular de 2017, em respeito à Orientação Normativa n.º 3/2016, do Ministério do Planejamento.

Uma das mudanças em relação aos processos seletivos anteriores é que as bancas passaram a ser realizadas antes da primeira fase do vestibular. Assim, o candidato que não tiver sua autodeclaração validada pode concorrer por outra lista de concorrência (caso se enquadre em outra ação afirmativa, o que deve ser informado na inscrição) ou pela ampla concorrência. Dessa forma, a invalidação não mais equivale ao risco de desclassificação.

 

Massa News

Uniguaçu