Connect with us



Mundo

Vacina contra Covid-19 chega à Santa Terezinha de Itaipu 💉🙌

Publicado

em

Safismi

Na manhã desta quarta-feira, 20, a prefeita Karla Galende, o seu vice Vanio Morona e a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi, estiveram na sede da 9ª Regional de Saúde para receber as primeiras doses da CoronaVac. Santa Terezinha de Itaipu está preparada para iniciar a campanha de imunização contra a Covid-19.

Inicialmente, 136 profissionais de saúde, que atendem na linha de frente do coronavírus, serão vacinados com a 1ª dose da CoronaVac. Para garantir a eficácia da campanha, a vacinação será realizada em duas doses, sendo a 2ª aplicada após o intervalo de 14 a 28 dias.

De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi, a campanha de imunização será realizada em etapas seguindo o estabelecido no Plano Estadual de Vacinação e o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19. “Neste primeiro momento, as doses serão destinadas aos profissionais de saúde atuantes na linha de frente contra Covid-19. Assim estiverem disponíveis aos grupos prioritários da próxima fase, todas as unidades de saúde irão realizar a vacinação, tendo em vista a necessidade de realocação das equipes devido ao aumento do número de casos”, explicou.

A prefeita Karla Galende destacou que “a chegada da vacina reforça nosso sentimento de esperança. Nossa esperança em dias melhores, para que a pandemia acabe logo. É uma grande vitória da ciência e vai muito além disso, é sobre salvar vidas”.

Além de proteger o indivíduo imunizado, a vacina visa desafogar o sistema de saúde sobrecarregado e reduzir a capacidade de disseminação da doença. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a vacina é obrigatória e quem não se vacinar poderá perder o direito a receber benefícios do governo, realizar viagens internacionais, renovar matrículas nas escolas e ficar impedido de prestar concurso público ou ser nomeado para cargo público. Ou seja, sofrerá as mesmas consequências impostas aos cidadãos que não exercem o seu direito ao voto.

Chegada da vacina – Na noite desta segunda-feira, 18, o Paraná recebeu 265 mil doses da vacina CoronaVac.
Vale ressaltar que, o Ministério da Saúde é responsável por coordenar as diretrizes, logística e as ações de vacinação, sendo responsabilidade do estado a distribuição das vacinas e dos municípios a execução.

Aprovação da vacina – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no último domingo, 17, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac, produzida pelo instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Uniguaçu