Connect with us



Destaques

Sicoob inaugura usina solar e avança em sustentabilidade e cuidado do planeta

Publicado

em

Safismi

O Sicoob dá mais um passo enorme que reflete o compromisso com a sustentabilidade, a promoção da qualidade de vida e o futuro do planeta. O sistema financeiro cooperativo inaugurou usina fotovoltaica com capacidade de gerar energia renovável para mais de 130 agências, a partir dos raios solares.

A iniciativa de intercooperação reúne o Sicoob Três Fronteiras, seis cooperativas singulares e a Central Unicoob, que fazem parte do sistema Sicoob. A usina de energia limpa foi implantada em Santa Cruz de Monte Castelo, cidade que possui alta incidência solar, localizada na Região Noroeste do Paraná. São quase cinco mil módulos instalados em área de 152 mil m².

Os painéis podem produzir 340 mil kWh/mês, energia elétrica que seria suficiente para atender a mil residências, e apresenta economia mensal estimada em R$ 200 mil. Porém, o maior benefício é com a redução da emissão de 42 toneladas de CO2 todo mês, sendo o carbono um dos principais gases incidentes nas mudanças no clima mundial.

A união em torno do empreendimento sustentável teve início há dois anos. Desde então, foram sucessivos testes, ajustes e trabalho intenso para tudo ocorrer de forma adequada. A geração é canalizada à rede elétrica da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e gera créditos para serem abatidos nas faturas das unidades da cooperativa financeira.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Dimas Bragagnolo, afirmou que o investimento na usina solar reflete a responsabilidade com a sociedade, por aliar desenvolvimento e cuidado social e ambiental. São ações permanentes da cooperativa financeira, as quais expressam decisões para o presente, mas com o olhar para o futuro.

“A usina fotovoltaica que inauguramos é mais um exemplo de que é possível promover renda e fazer a sociedade crescer seguindo os princípios éticos que resguardam as gerações futuras”, refletiu. “Promover justiça financeira, missão do Sicoob, é construir um mundo melhor para o hoje e o amanhã”, salientou Dimas.

Responsabilidade ambiental e social

O diretor de Negócios do Sicoob Três Fronteiras, Conderlei Lorenzetti, expôs que a geradora de energia renovável está em consonância com os princípios ESG (ambiental, social e governança, da sigla inglês). Além dos resultados em si, muito abrangentes, em favor do meio ambiente e da sociedade, o empreendimento é fruto da união de atores do sistema cooperado.

“Somamos sete cooperativas singulares e a Central para tornar esse projeto uma realidade. É um esforço de governança e cooperação”, pontuou. “Significa que são conceitos sustentáveis que ganham ainda mais força no dia a dia dessas mais de 130 agências beneficiadas, fortalecendo a consciência ambiental entre colaboradores, parceiros e cooperados”, elencou Conderlei.

Meio bilhão em crédito

Presente à inauguração, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Roberto Fernandes, citou que a usina materializa os propósitos do cooperativismo e do compromisso social e ambiental. E de renovação e inovação dos projetos e ações propostos pelos integrantes do sistema cooperativo.

“Em apenas três anos, foram mais de R$ 500 milhões disponibilizados a juros baixos e taxas competitivas”, contabilizou. “Com isso, possibilitamos a construção de 7.500 empreendimentos rurais, residenciais e comerciais voltados à sustentabilidade e energia renovável. Estamos inseridos nesse universo de compromisso social há muito tempo”, concluiu Roberto.

PRESENÇAS | A inauguração da usina fotovoltaica contou com a presença de presidentes, dirigentes e conselheiros das cooperativas Três Fronteiras, Aliança, Confiança, Meridional, Metropolitano, Ouro Verde e Sul, e também da Central Sicoob Unicoob. Também participaram representantes da Unicoob Consórcios, Sancor Seguros, das empresas executoras da obra (BGE Energia e Construtora Demotay) e o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Boni.

Fonte: (CME Sicoob Três Fronteiras)

Uniguaçu