Connect with us



Notícias

Secretaria de saúde vacina os funcionários da Friella contra a covid-19

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, realizou na segunda-feira, 06, uma ação de intensificação da vacinação contra covid-19 na empresa Friella, com o objetivo de facilitar o acesso dos colaboradores a imunização e com isso poder atualizar seu esquema vacinal.

Nesse dia foi atualizado e iniciado o esquema vacinal dos colaboradores com a 1ª dose, 2ª dose, reforço e reforço 2.

Segundo a coordenadora de Imunização do município, Lucinei Aparecida da Silva, a vacinação é a forma mais importante e eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. “Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio”.

“Como temos um grande número de colaboradores, conseguimos contribuir nessa ação trazendo os profissionais de saúde do município até a empresa, facilitando o acesso à vacina ao colaborador para que não precise se deslocar até uma Unidade de Saúde, trazendo conforto para os mesmos e assim conseguimos o maior número de doses aplicadas dentro da empresa”, disse o enfermeiro do trabalho na Friella, Elinton Cardoso de Souza.

A secretaria de Saúde lembra que está acontecendo a campanha de vacinação bivalente contra a covid-19 com doses do imunizante da Pfizer para a população com idade a partir dos 60 anos. A aplicação das doses está sendo realizada na Clínica de Especialidades, que está localizada na Rua Euclides da Cunha, n° 1345, centro, ao lado do Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo. Nas terças e quintas-feiras o atendimento é estendido até as 20h00.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.

Na primeira fase, iniciada no dia 27 de fevereiro, foram vacinadas pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, sendo os abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas; ribeirinhas e quilombolas.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 04 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz, disse que essas ações ajudam a aumentar o público vacinado contra a covid. “Trabalho fundamental para imunizar nossa comunidade e prevenir essa terrível doença”.

Assessoria

Uniguaçu