Scania entrega seus primeiros ônibus biarticulados no Brasil

São Paulo, 14 de março de 2019 – Em cerimônia realizada ontem (13) na Câmara Municipal de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu e apresentou à população seis biarticulados Scania, que medem 27 metros e têm capacidade para 250 passageiros, os primeiros vendidos pela marca no país. Os veículos fazem parte da renovação da frota da capital paranaense. O evento também fez parte das comemorações dos 326 anos da cidade. A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, foi quem adquiriu o lote histórico para a marca, após um processo bem sucedido de demonstrações. A frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano. A responsável pela negociação e atendimento ao cliente será a Casa Scania Cotrasa.

“Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável.”

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“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo.”

“Estamos trabalhando para que a frota de Curitiba seja totalmente renovada e hoje estamos comprando ônibus Scania, uma concorrência saudável para baratear o custo e melhorar a qualidade dos veículos”, disse o prefeito Rafael Greca.

“É um novo produto que foi testado e autorizado a entrar no sistema de transporte coletivo de Curitiba como mais uma opção de ônibus no perfil biarticulado, competindo diretamente com a única montadora que ofertava esse tipo de veículo até então. Para a renovação da frota isso proporciona maior poder de negociação e demais benefícios por conta do processo natural de concorrência”, avaliou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O biarticulado Scania está devidamente homologado em conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense. “A Urbs é uma das mais exigentes em termos de homologação no Brasil. Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Queremos continuar participando da renovação de frota curitibana”, salienta Munhoz. De acordo com o diretor, o biarticulado da fabricante sueca é mais competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.

“Após um grande trabalho iniciado com o lançamento do produto em 2015, intensificamos as conversas com o cliente a partir de novembro de 2017. Agora, é comemorar esta importante venda”, afirma Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa. “É gratificante abrir o mercado para a solução do biarticulado na rede Scania e ainda mais no berço do BRT. Nos motiva e fortalece a equipe. É um divisor de águas para este segmento.”

Locatelli também explica como a Cotrasa está se preparando para atender todas as exigências do cliente e da Urbs. “Estamos adequando o estoque de peças, o ferramental e principalmente treinando a equipe técnica para garantir o máximo de disponibilidade da frota”, completa. “Tudo estudado para o bem dos passageiros.”

No dia 22 de novembro de 2017, a Scania apresentou seu biarticulado ao prefeito Rafael Greca. O veículo estava personalizado para as exigências da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da cidade. Greca havia prometido para a população um processo de renovação da frota da capital a partir do início de 2018.

Características da operação da Viação Cidade Sorriso

Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em sua maioria estudantes e trabalhadores. De acordo com Gulin, os seis novos veículos vão substituir outros com vida útil vencida. Trata-se de renovação de frota. Em média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada biarticulado deverá atingir, em média 5.500 mil km.

Moderno sistema de gestão de frota: o primeiro de ônibus urbanos no Brasil

A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da marca. Com isso, fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a utilizar o serviço, que pensa a gestão completa do cliente. A conectividade, por meio dos Serviços Conectados Scania, são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do cliente, e tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da fabricante. Ele funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da fabricante. No caso da Sorriso pela Casa Cotrasa.

Biarticulado Scania padronizado para Curitiba

O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv (o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade.

 

Assessoria

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