Connect with us



São Miguel do Iguaçu

São Miguel do Iguaçu amplia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, está ampliando a vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos. A medida cumpre determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, devido à baixa procura pela imunização.

O município recebeu 722 doses do imunizante Qdenga, e aplicação teve início no último dia 27 de fevereiro, destinada inicialmente apenas para crianças de 10 e 11 anos. Até o momento, foram aplicadas 133 doses.

A vacina está disponível em 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município:

Urbana:
ESF Gaúcha;
Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio);
Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
Central (ESF Central Rosa Rosanelli Boles, Ipiranga e Paraguaçu);

Interior:
ESF São Jorge;
ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa)
ESF Aurora do Iguaçu.

O horário de atendimento das Salas de Vacinas é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30. Nas terças e quintas-feiras a sala de vacinação da UBS Central tem horário estendido de atendimento até às 19h00.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Para receber o imunizante é indispensável à presença dos pais ou responsáveis legais que garantirá não apenas o cumprimento dos protocolos, mas também um ambiente seguro e confiável para as crianças durante o processo de imunização.

O boletim do último dia 06 de março aponta que foram confirmados em São Miguel do Iguaçu 191 casos da doença no ano epidemiológico, que começou em agosto de 2023. Os casos de chikungunya somam 03.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu