Connect with us



Notícias

São Miguel: Aldeia indígena continua com restrições para evitar novos casos da Covid-19

Publicado

em

Safismi

Os acessos à terra indígena Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, continuam restritos às pessoas autorizadas. A decisão é uma forma de evitar que mais pessoas sejam contaminadas pela Covid-19 dentro da aldeia.

As famílias estão mantendo o distanciamento e são poucos os que saem da área. A circulação de pessoas é mínima e só acontece em situações especiais como a procura por atendimento médico.

Nas duas escolas da aldeia, somente professores e funcionários podem entrar para reativar o ensino remoto que também estava suspenso até a semana passada.

De acordo com o cacique, Celso Jopoty Alves, hoje a aldeia está segura, mas o problema ainda é o pessoal que trabalha fora.

Tomando todos os cuidados sanitários, os indígenas do Ocoy agora vão iniciar o plantio de milho e feijão. A área agrícola da aldeia tem 50 hectares.

Parte das sementes está sendo doada por outras aldeias da região e por famílias assentadas que recebem apoio do CAPA (Centro de Promoção e Apoio a Agroecologia) que também tem outros projetos de recuperação ambiental com o plantio de árvores frutíferas e nativas.

EPC

Uniguaçu