Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Sábado (02) é marcado pelo Dia D de Combate à Dengue; em São Miguel do Iguaçu ação aconteceu na Rua Farroupilha

Publicado

em

Safismi

Neste sábado (02), o Brasil marcou o Dia D de Combate à Dengue, alcançando a preocupante marca de um milhão de casos da doença. Em São Miguel do Iguaçu, a campanha educativa ocorreu pela manhã na Rua Farroupilha, com distribuição de panfletos e orientações.

De acordo com Dejane Dondossola, coordenadora dos agentes de combate a endemias, o município já registrou mais de 160 casos de dengue desde o início do boletim epidemiológico, iniciado em julho de 2023. Ela ressalta que os principais focos estão nos pátios das casas, onde os agentes têm dificuldade de acesso.

Ivani Leischtweis, moradora do Bairro Novo Mundo, que já teve dengue, destaca a importância de cada cidadão fazer a sua parte na prevenção.

Durante a ação, um aquário chamou a atenção das pessoas, contendo vários peixinhos conhecidos como Lebisti, que se alimentam de larvas e auxiliam no combate à dengue, conforme explicou Dejane.

Gislaine, que passava pela Farroupilha, achou interessante a técnica e afirmou não conhecer essa forma de prevenção da dengue.

Os municípios da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu foram contemplados com a vacina da dengue para crianças de 10 e 11 anos. O Estado recebeu 35 mil e 25 doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. O secretário Beto Preto alerta que, até o momento, não há previsão de envio de novas remessas pelo governo federal.

São Miguel do Iguaçu está aplicando as doses em 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS):

Urbana:
ESF Gaúcha;
Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio)
Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
Central (ESF Central Rosa Rosanelli Boles, Ipiranga e Paraguaçu);

Interior:
ESF São Jorge;
ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa)
ESF Aurora.

O horário de atendimento das Salas de Vacinas é das 08h00 às 11h00 e das 13h às 16h30. Nas terças e quintas-feiras a sala de vacinação do Posto Central o horário é estendido até às 19h.

 

Fonte: Rádio Jornal com assessoria

Uniguaçu