Connect with us



Paraná

Rádio e TV: Ratinho e Alvaro com maior tempo para programa eleitoral

Publicado

em

Safismi

O clima de campanha vai se estabelecer de fato na sexta-feira (26), quando inicia a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Os programas seguirão a ordem definida em reunião com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A exibição vai até o dia 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno, que acontece em 2 de outubro. No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD), que busca a reeleição, e o senador Alvaro Dias (Podemos), que também tenta emplacar novo mandato no Senado, são os candidatos que terão mais tempo durante a propaganda eleitoral.

Além dos blocos de propaganda, que somam 25 minutos diários de programação, os partidos têm direito a inserções publicitárias espalhadas pela programação das emissoras de rádio e televisão, que somam, no total, 1 hora e 10 minutos todos os dias. As inserções têm duração mais curta, entre 30 e 60 segundos cada, e vão ser veiculadas das 5h da manhã à meia-noite.

As cotas de divulgação serão divididas igualmente entre as candidaturas majoritárias e proporcionais, distribuídas em três blocos de audiência – manhã, tarde e noite, para alcançar públicos diferentes, sendo proibida a exibição em sequência de duas inserções de um mesmo partido.

De acordo com a distribuição do tempo, Ratinho Junior terá 9 minutos de inserções diárias para propaganda de rádio e televisão, além de 6 minutos e 31 segundos de programa eleitoral, que serão exibidos de segunda a sábado. A coligação do governador conta com seis partidos: PSD, Republicanos, Progressistas, PL, MDB e União Brasil.

Já Roberto Requião, candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), terá 2 minutos e 48 segundo de inserções diárias e 2 minutos de programa eleitoral.

O candidato do PDT ao governo do Paraná, Ricardo Gomyde, terá 57 segundos de programa para convencer o eleitor e 1 minuto e 19 segundos de inserções diárias. Enquanto a candidata Professora Angela Machado, do Psol, terá 31 segundos de programa eleitoral e 44 segundos se inserções. Os demais candidatos ficarão fora do horário eleitoral por conta dos partidos não terem representatividade na Câmara dos Deputados.

Senado Federal

Na disputa pelo Senado Federal, Alvaro Dias (Podemos) terá 1 minuto e 18 segundos, para o programa eleitoral e 3 minutos e 40 segundos para inserções diárias, garantido pela coligação do Podemos com Federação PSDB/Cidadania, PSC, PSB e Patriota.

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), terá 1 minuto e 3 segundos para o programa eleitoral e 2 minutos e 57 segundos para inserções diárias.

A candidata da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PC do B e PV, Rosane Ferreira (PV), terá 55 segundos de programa eleitoral e 2 minutos e 34 segundos de inserções.

O candidato de Jair Bolsonaro, Paulo Martins (PL), e o emedebista Orlando Pessuti, terão 28 segundos cada de programa eleitoral e 1 minutos e 20 segundos de inserções.

Desiree Salgado (PDT) terá de 24 segundos de programa eleitoral e 1 minutos e 8 segundos de inserções. Laerson Martins (Psol), 11 segundos de programa eleitoral e 33 segundos de inserções. Aline Sleutjes do Pros terá 9 segundos de programa eleitoral e 26 segundos de inserções.

Conteúdo

Os conteúdos das inserções e programa eleitoral devem ter uma transmissão inclusiva, com audiodescrição, legenda oculta e janela de libras. São vedadas mensagens que possam ridicularizar candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações. Também é proibida qualquer forma de propaganda paga. Quem desrespeitar as regras pode sofrer sanções que vão da perda do tempo de TV, multa e representações por propaganda irregular.

O TRE orienta que qualquer pessoa pode realizar denúncias sobre irregularidades nas campanhas eleitorais pelo aplicativo Pardal.

Foto: Divulgação

Tempo dos presidenciáveis

Entre os candidatos ao Palácio do Planalto, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que têm as coligações mais fortes, terão direito a metade do tempo total de propaganda distribuído entre todos os candidatos. Lula terá 3 minutos e 39 segundos, Jair Bolsonaro 2 minutos e 20 segundos, em seguida a emedebista Simone Tebet com 2 minutos e 20 segundos. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, terá 2 minutos e 10 segundos, Ciro Gomes (PDT) será 52 segundos, enquanto Roberto Jefferson (PTB) e Luiz Felipe d´Avila (Novo), 25 e 22 segundos, respectivamente.

Fonte: O Paraná

Uniguaçu