Connect with us



Região

Programa Itaipu Mais que Energia recebeu 1,3 mil propostas de financiamento

Publicado

em

Safismi

O programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa da Itaipu Binacional para financiamento de projetos sociais, ambientais e de infraestrutura, recebeu 1.300 propostas de 431 dos 434 municípios que fazem parte da sua área de atuação. Todos os 35 do Mato Grosso do Sul (MS) e 396 municípios do Paraná (PR) enviaram ao menos um projeto. Apenas três cidades paranaenses não cadastraram nenhuma proposta para receber investimentos. O prazo para envio dos pedidos se encerrou no último sábado (30/09) e o processo foi todo online, com suporte das equipes técnicas da Itaipu.

Pelo edital do programa, as prefeituras poderiam cadastrar uma série de atividades dentro de cada proposta, com a obrigatoriedade de contemplar ao menos a proteção de nascentes e implantação de um biodigestor de pequeno porte. A partir destas duas atividades, os municípios tinham liberdade para escolher uma lista de diversas possibilidades, como, por exemplo, a implantação de sistemas fotovoltaicos, a adequação de estradas rurais ou aquisição de equipamentos de coleta seletiva, entre outras.

Ao todo foram cadastradas 9.449 atividades dentro das 1.300 propostas. Como as prefeituras poderiam cadastrar mais de um eixo de atuação, o total de projetos foi de 2.405, sendo 308 em energia renovável; 825 em saneamento ambiental; 828 em manejo integrado de água e solo; e 444 em obras sociais, comunitárias e de infraestrutura. Em média, cada prefeitura cadastrou sete atividades, já considerando as duas obrigatórias.

Propostas por cidade e linha de investimento. Crédito: Divulgação

O total de pedidos soma mais de R$ 2,4 bilhões e como o recurso disponível é de R$ 931,5 milhões, haverá uma triagem das propostas. De acordo com o superintendente de Obras e Desenvolvimento da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Kleber da Silva, o trabalho da equipe será, agora, avaliar cada uma das atividades para verificar se não há repetição e se todas atendem aos critérios obrigatórios, inclusive de georreferenciamento.

“Os pedidos que estiverem de acordo com o edital serão submetidos para aprovação interna e uma nova avaliação sobre os critérios de projetos e valores será feita. Essa segunda etapa irá filtrar os projetos com base na prioridade de atendimento estabelecida no edital, a prioridade solicitada pelos municípios nas suas propostas, a avaliação de quais propostas são as mais aderentes aos objetivos estratégicos da Itaipu e, ainda, de acordo com os valores disponíveis”, explica. A lista dos projetos selecionados deve sair no dia 30 de outubro.

Segundo o superintendente, o sistema online de cadastro das propostas é inteligente e permitirá, após a aprovação, o acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos e desenvolvimento dos projetos. E ele traz ainda possibilidade de conhecer as prioridades das prefeituras. “A fase de cadastro de propostas trouxe para a Itaipu um diagnóstico muito amplo das necessidades dos municípios. A partir de agora, podemos discutir com um olhar técnico e estratégico como a empresa pode contribuir com melhorias dentro do seu território de influência”, destaca Kleber.

Fonte: assessoria Itaipu Binacional | Crédito das fotos: Rafa Kondlatsch | Itaipu Binacional

 

Uniguaçu