Connect with us



Agricultura

Produção de milho do Paraná deve ficar abaixo do esperado

Publicado

em

Safismi

O calor intenso com chuvas irregulares neste mês de março tem prejudicado o desenvolvimento da safra de milho 2023/24 no Paraná, destaca boletim conjuntural divulgado pelo Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).

De acordo com os pesquisadores, há relatos de ataque de pragas nas lavouras, indicando que a produção poderá ser menor do que o esperado para esta temporada, de 14,63 milhões de toneladas.

“No campo 92% da área plantada encontra-se em condição boa e 8% em condição mediana, contudo, nos próximos relatórios este cenário deve mudar e devemos ter uma piora nestas condições”, alerta o Deral.

Trigo
A área de trigo a ser plantada no Paraná este ano deve ficar abaixo dos 1,4 milhões de hectares colhidos no ano passado, informa o Deral. Segundo os pesquisadores, a queda da rentabilidade da cultura tem afetado o interesse dos agricultores pelo cereal. A primeira projeção de área será divulgada na próxima quinta-feira (28/3) pela Secretaria de Agricultura do Paraná.

A estimativa do Deral é de que o seriam necessários R$ 70,23 para produzir uma saca de trigo no Estado, bem acima do preço praticado atualmente, de R$ 64 a saca.

“Ou seja, grande parte dos produtores terá que cortar custos ou torcer por uma valorização caso decida pelo plantio da cultura”, conclui o Deral.

Globo Rural

Uniguaçu