Connect with us



Região

Prefeitura de Foz decreta situação de emergência por epidemia de dengue

Publicado

em

Safismi

Com mais de 10 mil notificações e 1.280 casos confirmados de dengue no novo ano epidemiológico em Foz do Iguaçu, a Prefeitura Municipal decretou Situação de Emergência decorrente da epidemia da doença.

A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados além dos altos índices de infestação do mosquito apontados através do LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica também alertam aos serviços públicos e privados, para reforçar a organização da assistência dos casos de dengue, devido a um possível risco de sobrecarga dos atendimentos nos estabelecimentos de saúde, devido ao aumento do número de casos notificados e confirmados nas últimas quatro semanas do atual ano epidemiológico.

De acordo com a secretária de saúde Rose Meri da Rosa, a medida se faz necessária para alertar os moradores quanto à obrigatoriedade de manter limpos os quintais, terrenos e edificações e também auxilia o município em compras e contratações emergenciais , caso sejam necessárias.

“Apesar de não estarmos vivendo a mesma situação que registramos no ano passado, o número de casos tem aumentado consideravelmente nas últimas quatro semanas, o que coloca o município em situação de emergência. Estamos trabalhando incansavelmente no combate ao mosquito e reforçamos o apelo para que a população faça a sua parte”, disse.

Há muitos anos Foz do Iguaçu enfrenta epidemias de dengue, especialmente por ser uma região de fronteira.

A maior epidemia da cidade ocorreu no ano epidemiológico 2022-2023, com mais de 55 mil casos confirmados da doença e 22 óbitos. O cenário epidêmico atual, conforme explicou a secretária, se configura a partir da semana 4 do novo ano epidemiológico, com o aumento de casos e a circulação do sorotipo DENV 1 e DENV 2.

Ao todo, 22 municípios paranaenses decretaram situação de emergência por epidemia de dengue, de acordo com a Defesa Civil.

Medidas

O decreto também atualiza as medidas já em vigor para conter a proliferação do mosquito, entre elas a obrigatoriedade de todos os proprietários de imóveis do município manter limpos os quintais, terrenos e edificações, retirando todo mato, lixo e material que acumule água e possibilite a criação do mosquito Aedes aegypti.

O morador que não cumprir o Código de Posturas do município estará sujeito a multas, que podem variar de R$ 111,87 a 11.187,00 (de 1 a 100 Unidades Fiscais de Foz do Iguaçu – UFFI), mas em média são aplicadas multas no valor de R$3,2 mil, podendo ser ampliada tendo em vista a gravidade ou a reincidência dos casos.

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, aplicativo ou site do eOuve (https://eouve.com.br/#/).

Ações

Desde o dia 28 de fevereiro, as vacinas contra a dengue estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Até agora, pouco mais de 13% do público alvo, de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, receberam a primeira dose do imunizante.

O município também já realizou três mutirões de limpeza desde o começo do ano em diferentes regiões da cidade. O quarto começou nesta terça-feira (12) no Morumbi e seguirá até sábado (16).

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu