Nesta quarta-feira (17), vereadores de Cascavel, Toledo e Corbélia, juntamente com caminhoneiros e a população realizaram uma manifestação contra a implantação de uma praça de pedágio no trecho da BR-467.
Uma frente parlamentar composta por 15 vereadores foi criada para debater o assunto e buscar uma solução viável para todos. Os vereadores acreditam que uma nova praça de pedágio entre Toledo e Cascavel vai prejudicar o setor produtivo da região.
O contrato com as concessionárias, do chamado Anel de Integração terminam em novembro de 2021. E uma mudança está prevista para a nova concessão.
Mas essa situação não vem agrando aos usuários das rodovias estaduais e federais. Já que os pedágios do Paraná são os mais caros do Brasil. Nesse modelo novo são previstas novas praças pedágio no estado. O Governo Federal está estudando a implantação do modelo para o Paraná.
Atualmente são 2,5 mil quilômetro de rodovias pedagiadas. E com a nova concessão, esse número deve subir para 3,8 mil quilômetros entre rodovias federais e estaduais.
O Anel de Integração consiste em uma malha de rodovias divididas em seis lotes interligados, administrados pela iniciativa privada e mantidos com a cobrança da tarifa de pedágio que forma um polígono geométrico interligando Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Londrina e Paranaguá no estado do Paraná.
Lote 1: Econorte
Lote 2: Viapar
Lote 3: Ecocataratas
Lote 4: Caminhos do Paraná
Lote 5: CCRRodoNorte
Lote 6: Ecovia
Tarobá News