Lideranças empresariais e de instituições da Região Oeste participarão ativamente da definição do modelo de concessão do pedágio, que está em desenvolvimento pelo Governo do Paraná. O objetivo é assegurar a redução dos valores das tarifas e o investimento nas rodovias.
As decisões foram aprovadas em assembleia do Conselho Administrativo do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), em reunião com mais de 40 dirigentes das entidades que integram o programa. Foi aprovado um documento (leia na íntegra abaixo) em que são pontuadas as reivindicações do setor produtivo da região.
Outra medida aprovada é a criação de uma empresa regional para disputar licitações dos lotes das rodovias que serão pedagiadas. O objetivo é reunir de dez a cem cidadãos ou empresas para a constituição da sociedade empresarial, em que os participantes contribuam com valores de acordo com a disponibilidade.
Presidente do POD, Danilo Vendruscolo relata que o governo está elaborando o novo modelo de concessão, que será discutido em audiências públicas no próximo mês de outubro. Dois modelos estão sendo discutidos e deverão seguir especificações da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que fez os estudos técnicos das novas rodovias pedagiadas no Paraná.
A primeira proposta, explica Danilo, escolhe o ganhador da licitação pela apresentação da menor tarifa de pedágio, partindo de 20% de redução do preço atual, com desconto de mais 15%. O vencedor do certame, nesse modelo de concessão, será o que apresentar o menor valor do preço do pedágio.
O segundo modelo sob análise é chamado de híbrido e também parte da redução de 20% do atual valor do pedágio, com desconto de até 15%. Nesse caso, o ganhador da licitação será o que apresentar o maior valor de outorga onerosa, que é a quantia a ser repassada ao governo pela concessão.
“A Região Oeste está unida e mobilizada pela proposta de menor preço, que é a que garante a redução do valor do pedágio, uma reivindicação antiga do setor produtivo”, expõe Danilo. ?Os preços do pedágio precisam cair drasticamente, pois hoje ele tira a competitividade, eleva o custo dos produtos e onera o cidadão paranaense?, frisa.
Empresa da Região Oeste
A empresa para disputar a concessão dos pedágios na região, articulada pelo POD, atuará em parceria com organizações da sociedade civil, associações comerciais e industriais, cooperativas e empresas do agronegócio. ?Estamos abertos para todas as pessoas jurídicas e privadas que desejarem integrar a formação desse empreendimento?, convida Danilo Vendruscolo.
O capital será usado para o início das atividades e primeiros investimentos. ?Os grandes aportes financeiros para melhoria das rodovias serão de outras fontes, como instituições financeiras privadas, públicas, fundos de investimentos, cooperativas de crédito e outros segmentos?, sublinha Danilo.
?Nosso trabalho e unidade é pela redução do preço dos pedágios agora, na definição do modelo de concessão. Quando o edital for lançado, disputaremos lotes regionais com essa empresa?, aponta o presidente do POD. ?Os lucros circularão na Região Oeste, abrindo novas oportunidades de negócios e empregos?, conclui.
As rodovias paranaenses foram pedagiadas em 1997, dando início a um negócio lucrativo, sem responder às necessidades de investimentos nas vias, além de elevar o custo para a produção e sua distribuição. Somente a empresa que opera no trecho de Foz do Iguaçu a Guarapuava lucrou R$ 493 milhões entre 1998 e 2018.
Assessoria