Connect with us



Notícias

Pessoa com tatuagem e alargador de orelha pode ser Policial Militar? Edital esclarece

Publicado

em

Safismi

O novo edital publicado hoje pela PMPR (Polícia Militar do Paraná) detalhou as regras para pessoas que tenham tatuagem ou alargador de orelha se candidatem para ser policial ou bombeiro militar no próximo concurso.

Os candidatos não podem ter alargadores ou deformidades na orelha decorrentes do uso do acessório. Pessoas que já usaram alargadores e que fizeram cirurgia de reconstrução do lóbulo poderão ser admitidos se no dia da avaliação clínica a área já estiver cicatrizada.

Já sobre as tatuagens é avaliado tanto o desenho quanto a localização.

É considerado inapto o candidato que tenha tatuagem que seja ofensiva a honra pessoal ou decoro exigido dos militares. Considera-se inadequado tatuagens que representem ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas; associação à violência e à criminalidade; ideias que expressem motivos obscenos ou atos libidinosos; ou ainda ideias ou atos ofensivos às corporações policiais. Nestes casos o candidato é eliminado não importa a localização ou extensão da tatuagem.

No edital lançado inicialmente havia restrição para “tatuagem contrária à estética”. Sendo inicialmente considerado inapto pessoa que tivesse tatuagem visível com camiseta e calção e contrária à estética militar. Essa regra foi suprimida e incluída uma norma sobre tatuagens que represente risco de segurança. Pelo edital atualmente em vigor:

“Será considerado INAPTO o candidato portador de tatuagem em áreas visíveis, localizada isolada ou concomitantemente na face, pescoço, ou no(s) membro(s) superior(es), e que, por suas características e tamanho, possibilite a identificação do militar estadual no exercício da atividade profissional e, consequentemente, o exponha, bem como à equipe militar e às suas famílias, a riscos extraordinários e indesejáveis em virtude do exercício da função”.

Prazo de inscrição

O novo edital tem prazo de inscrição das 17 horas do dia 4 de agosto às 17 horas do dia 2 de setembro. Além dos candidatos já inscritos antes da suspensão, novos poderão se inscrever.
pós aprovados em todas as etapas e em exercício, o valor do subsídio é de R$4.263,67 para Soldado de 1ª Classe Policial Militar.

Uniguaçu