Connect with us



Destaques

PARANÁ: Vacinação contra Febre Amarela deve ser intensificada com a chegada do verão

Publicado

em

Safismi

Desde junho deste ano, o Paraná é considerado área com recomendação de vacinação da Febre Amarela. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação revelam que, somente neste ano, o estado registrou 158 casos suspeitos da doença. Destes, 145 foram descartados, 11 ainda estão em investigação e dois foram confirmados.

As ações de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde continuam, sobretudo com a chegada do verão – é exatamente nesta época que as chances de as pessoas pegarem a doença aumentam. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta para que a população procure pela vacina o quanto antes.

“Todos os postos estão devidamente abastecidos, prontos para receberem a população para serem vacinados anterior ao período da circulação da Febre Amarela, que é geralmente final de dezembro, começo de janeiro e vai até maio e junho. Então, nós temos aí quase um mês para nos prepararmos e termos a nossa população devidamente vacinada”

Além do calor, a intensificação das chuvas favorecem a transmissão do vírus e a reprodução dos mosquitos transmissores. O secretário da Saúde do Estado, Antônio Carlos Nardi reforça que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção à Febre Amarela.

“Estamos entrando no verão, tempo de calor; então estamos no período sazonal do aumento de número de casos, do aumento da circulação desses vírus e é necessário a vacina, como um meio eficiente, seguro e eficaz de prevenir estas doenças. Segundo, aumentarmos as coberturas de todo este processo para garantirmos que a nossa população do Estado do Paraná esteja integralmente vacinada e protegida.”

O público-alvo para vacinação contra Febre Amarela inclui pessoas a partir dos nove meses de vida. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos que asseguram proteção por toda a vida.
O Paraná está pronto para vacinar toda a população e, agora, só depende de você. Atualmente, o estado conta com 1.958 salas de vacinação; e todas elas oferecem a vacina contra a Febre Amarela. Para mais informações acesse: portalms.saude.gov.br Ministério da Saúde, Governo Federal.

Agência do Rádio

Uniguaçu