Connect with us



Agricultura

Paraná passa a servir peixe aos alunos da rede estadual de ensino

Publicado

em

Safismi

A partir de março deste ano, a carne de peixe passará a fazer parte da merenda dos milhares de estudantes da rede estadual de ensino público. Isso porque, no final de 2023, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o Projeto de Lei (PL) 687/2019, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, que prevê a inclusão desta proteína nas refeições ao menos uma vez por semana.

A medida gerou otimismo na cadeia paranaense de aquicultura, que projeta um aumento dos negócios, envolvendo principalmente os pequenos produtores. Isso porque a nova legislação deve impactar 1 milhão de alunos matriculados na rede pública e 1,8 milhão de refeições servidas diariamente em todo o Estado.

“Em relação ao incremento no consumo, é muito positivo. Vejo inclusive uma possibilidade de atender pequenos produtores que poderiam vender pelo sistema de compra direta”, destaca o piscicultor e presidente da Comissão Técnica (CT) de Aquicultura do Sistema FAEP/SENAR-PR, Edmilson Zabott. “Antes de pensar nos detalhes de implantação do projeto, ouvi piscicultores e técnicos agrícolas, especialmente da região Sudoeste”, afirma o deputado Guerra, destacando a produção de truta realizada na cidade de Palmas.

Atualmente, a carne de peixe já faz parte da merenda dos estudantes da rede pública. Porém até então o consumo dependia da disponibilidade econômica do governo estadual. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), órgão responsável pelas aquisições de alimentos para a merenda escolar, adquire 600 toneladas de peixe por ano para atender a demanda.

“A nova lei vem abonar uma ação que já realizamos”, afirma Angelo Mortella, gerente do Departamento de Nutrição e Alimentação do Fundepar, referindo-se ao fato de que o peixe já faz parte do cardápio dos alunos.

Segundo o Fundepar, a aquisição do pescado para a merenda escolar será feita por meio de pregão eletrônico (sistema de ata de registro de preços). Ainda não é uma projeção da quantidade que será comprada para atender a nova lei.

Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional de peixes de cultivo do país. Em 2022 saíram dos tanques paranaenses 194,1 mil toneladas de pescado, sendo 187,8 mil toneladas de tilápia.

É Lei! Paraná terá que servir peixe aos alunos na merenda escolar em 2024

Benefícios

Os benefícios do peixe para a saúde são conhecidos. Quando se trata do público escolar, em pleno desenvolvimento físico e mental, essas benesses são ainda mais importantes. Além de grande número de vitaminas e minerais, os peixes também são ricos em ômega 3, uma gordura “boa”, capaz de controlar os níveis de colesterol e glicemia, além de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o desempenho mental.

“A adição da carne de peixe ao cardápio da merenda escolar é uma forma saudável de diversificar. O peixe é rico em proteínas de alta qualidade. A ingestão, mesmo que em pequena quantidade, reflete no desenvolvimento do cérebro das crianças, pois o alimento contém praticamente todos os aminoácidos essenciais”, destaca, em sua justificativa, o deputado estadual Guerra no projeto de lei.

Para o melhor uso de peixe na merenda escolar, Zabott alerta para a necessidade da capacitação das profissionais que preparam as refeições nas escolas. “A experiência que já tivemos [na região de Palotina] foi a dificuldade que as merendeiras ou cozinheiras têm em cozinhar pratos à base de tilápia. Muitas vezes não há equipamentos necessários nas cozinhas das escolas para preparar esses pratos”, observa.

Sistema Faep

Uniguaçu